Governador participa de reunião para implantação de polo automotivo no Ceará
Reunião de acompanhamento foi realizada nesta sexta-feira, 15, em São Paulo. Investimento inicial será de R$ 400 milhões, em Horizonte
Está em fase de “ajustes finais” o projeto de implantação do Polo Automotivo do Ceará, localizado em Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza). O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) participou de reunião com os investidores nesta sexta-feira, 15, em São Paulo.
Além do chefe do Executivo estadual, estiveram reunidos o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, junto com a diretoria da Comexport, maior empresa de comércio exterior do Brasil, que será a âncora do polo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Atuam no Brasil por intermédio da Comexport empresas automobilísticas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.
O projeto será a primeira planta multimarcas do País e conta com investimento inicial de R$ 400 milhões, com expectativa de gerar 250 empregos somente na primeira fase.
Na prática, a Comexport importará as partes dos veículos de marcas parceiras e elas serão montadas no Ceará.
A previsão é de que 80 mil unidades de veículos híbridos e elétricos sejam produzidos por ano. O empreendimento contará com incentivos fiscais do programa federal Mobilidade Verde e Inovação (Mover), assinado neste ano pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Para o governador Elmano de Freitas, a implantação do polo automotivo deve impulsionar a economia do Ceará.
“Uma iniciativa estratégica que vai impulsionar a nossa economia, atrair novos investimentos e gerar oportunidades para os cearenses. Seguimos trabalhando para transformar o Ceará em uma referência nacional no setor automotivo e ampliar a nossa presença no mercado internacional, com mais empregos, tecnologia e desenvolvimento para o nosso estado”, afirma.
Já o presidente da Adece ressalta que a reunião é um passo importante para a implantação do projeto, que estaria nos ajustes finais.
“Estamos nos ajustes finais para que possamos, o mais breve possível, anunciar as primeiras marcas previstas para atuar no Polo. Para nós, é motivo de muito orgulho tirar do papel um sonho que vai proporcionar empregos altamente qualificados no nosso Estado”, aponta.
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor