Restituição do Imposto de Renda 2025: saiba como fazer consulta e quando vai receber
Consulta para terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025 foi liberada hoje, 24, pela Receita Federal. Saiba como fazer e quem irá receber
A consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025 foi liberada nesta quinta-feira, 24, pela Receita Federal. O pagamento será feito para 7,2 milhões de contribuintes em 31 de julho na conta bancária informada na declaração.
A seguir, você confere como fazer a consulta e os requisitos de quem irá receber a restituição neste lote.
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Como consultar restituição ao Imposto de Renda 2025?
A partir das 10 horas desta quinta-feira, 24, o contribuinte pode acessar o site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br para realizar a consulta da restituição do IRPF 2025. Para saber se está incluído no próximo lote, é necessário informar:
- CPF
- Data de nascimento
- Ano do exercício da declaração (2025)
A consulta também pode ser feita no aplicativo Receita Federal, disponível tanto para dispositivos Android quanto para sistemas iOS.
Além da liberação da restituição, o contribuinte pode consultar a situação cadastral de um CPF.
Quem vai receber a restituição em julho?
Mensalmente a Receita Federal recebe do Tesouro Nacional os recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários.
O terceiro lote de restituição será pago a um total de 7,2 milhões de contribuintes no dia 31 de julho, totalizando R$ 10 bilhões desembolsados pelo fisco.
A restituição só pode ser creditada em conta (corrente, poupança ou pagamento) pertencente ao CPF do titular da declaração ou via PIX, desde que a chave PIX seja o CPF do titular da declaração. Ressalte-se que não é permitido o pagamento da restituição em conta salário.
Dentre os contribuintes contemplados estão:
- 15.988 mil idosos acima de 80 anos
- 83.575 mil contribuintes entre 60 e 79 anos
- 11.298 mil pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 35.315 mil cidadãos cuja fonte de renda principal seja o magistério
- 5.316.894 contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida/optaram por receber a restituição via Pix
- 755.978 contribuintes não prioritários
Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano.
Confira o calendário de restituição do Imposto de Renda 2025
Consultou seu CPF e não vai receber no terceiro lote? Calma!
A restituição do Imposto de Renda 2025 acontecerá em cinco lotes, o que significa que ainda existem duas datas para receber. São elas:
- 4º lote: receberá em 29 de agosto
- 5º lote: receberá em 30 de setembro
Como saber o status da declaração?
Para receber a restituição é importante que o contribuinte acompanhe eventuais pendências que possam existir no status da sua declaração. É preciso acessar o portal e-Cac e fazer o login com a conta Gov.br.
Em seguida, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e conferir na tela o status da declaração.
Abaixo, veja as mensagens mais comuns e o que elas significam:
- Caso apareça a mensagem “Em processamento”, a declaração foi apenas recebida.
- Caso apareça a mensagem “Processada”, a declaração foi computada.
- Caso apareça a mensagem “Em fila de restituição”, significa que está tudo certo.
- Caso apareça a mensagem “Com pendências” é porque você caiu na Malha Fina e precisa regularizar sua situação.
- Caso apareça a mensagem “Em análise”, você deve apresentar os documentos solicitados em intimação enviada pela Receita ou os dados entregues ainda estão em análise.
- Caso apareça a mensagem “Retificada”, a declaração anterior foi substituída pela nova declaração retificadora.
- Caso apareça a mensagem “Cancelada”, a declaração foi anulada pelo contribuinte ou pela Receita Federal.
- Caso apareça a mensagem “Tratamento manual”, a declaração está sendo avaliada pelo órgão.
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Restituição do imposto de renda: quem recebe?
A restituição é devida ao contribuinte que, ao longo do ano-calendário, pagou mais imposto do que deveria.
O pagamento pode acontecer por diferentes motivos, entre os quais se destacam:
- Descontos mensais na fonte maiores do que o devido, em relação aos rendimentos e às deduções;
- Despesas dedutíveis, como gastos com saúde, educação, dependentes e previdência privada, que reduzem a base de cálculo do imposto;
- Erro de cálculo na retenção, especialmente em casos de múltiplas fontes pagadoras.
Ao fazer a declaração anual e informar todos os rendimentos e deduções, o sistema da Receita Federal calcula o valor final do imposto.
Caso o contribuinte tenha pago mais do que o necessário, ele entra na lista de restituição.
Restituição do imposto de renda: entenda como funciona
Mensalmente a Receita Federal recebe do Secretaria do Tesouro Nacional recursos para pagar as restituições e cria lotes bancários.
São incluídas de forma prioritária nesses lotes as pessoas:
- acima de 80 anos;
- acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- que fizeram a declaração pré-preenchida e indicaram o Pix para restituição;
- que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
- demais.
Havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem prioridade.
Restituição não depositada ou não retirada: saiba o que fazer
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
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