Participamos doTrust project
Justiça dos EUA já indicou que presidente não teria autoridade para demitir chefe do Fed

Justiça dos EUA já indicou que presidente não teria autoridade para demitir chefe do Fed

A Lei do Federal Reserve (Fed), de 1913, não diz explicitamente que o presidente da autoridade monetária não pode ser demitido do cargo. No entanto, múltiplas decisões da Justiça já definiram que a remoção do chefe de uma agência independente só pode acontecer por justa causa.

Em outras palavras, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não teria autoridade para destituir o atual presidente do Fed, Jerome Powell, embora múltiplos relatos na imprensa americana tenham sugerido que o republicano planeja exonerá-lo em breve. Trump negou as informações, embora tenha renovado as críticas a Powell.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Por justa causa pode-se entender a incapacidade de desempenhar as funções que o cargo demanda ou mesmo uma conduta inadequada em relação à gestão da agência em questão. No entanto, por ser algo sem precedentes, não há uma definição sobre o que exatamente poderia ser classificado desta forma.

Nos últimos dias, a Casa Branca abriu um linha de ataque legal contra Powell ao acusar irregularidades em uma reforma da sede do Fed, orçada em US$ 2,5 bilhões, de acordo com o governo. Nesta terça-feira, 15, reportagem do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, mostrou o risco de que os mercados estejam subestimando a ameaça ao Fed.

Em maio, porém, a Suprema Corte corroborou a visão de que o Fed dispõe de independência. Ao autorizar Trump a ter controle sobre a administração de agências, a Corte enfatizou que os membros do Conselho do Fed e do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) têm proteção legal contra demissões sem justa causa. "O Federal Reserve é uma entidade quase privada com estrutura única que segue a distinta tradição histórica do Primeiro e Segundo Bancos dos Estados Unidos", explicou.

*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar