Bolsas da Europa operam em alta com alívio em preocupações sobre tarifas dos EUA

Bolsas da Europa operam em alta com alívio em preocupações sobre tarifas dos EUA

Por Sergio Caldas

São Paulo, 27/06/2025 - As bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira, ampliando ganhos do pregão anterior, em meio a um alívio em preocupações sobre as negociações tarifárias dos EUA com a China e a União Europeia.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Por volta das 6h25 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,92%, a 542,45 pontos.

Os EUA e a China confirmaram hoje detalhes do acordo comercial alcançado pelos dois países neste mês em Londres, que implementará o consenso de Genebra. Segundo comunicado do Ministério do Comércio chinês, a China revisará e aprovará solicitações de exportação de itens sob regras de controle de exportação, enquanto os EUA cancelarão uma série de medidas restritivas impostas a produtos chineses.

O comunicado veio um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, dizer que Washington e Pequim haviam assinado um acordo comercial, sem fornecer mais detalhes.

Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou ontem que a UE recebeu o "último documento dos EUA" para novas discussões sobre tarifas e que a UE está pronta para um acordo. Ela fez a ressalva, porém, de que o bloco também está se "preparando para a possibilidade de não chegar a um acordo satisfatório".

Na Casa Branca, a secretária de Comunicação e porta-voz Karoline Leavitt disse ontem que o prazo de 9 de julho para o fechamento de acordos comerciais não é crítico para o governo Trump, sinalizando uma possível extensão da data.

No horário acima, o subíndice europeu da indústria automotiva era destaque positivo, com alta de 1,7%. E em Frankfurt, as fabricantes alemãs de artigos esportivos Puma e Adidas saltavam cerca de 3,5%, após a americana Nike publicar balanço trimestral melhor do que o esperado.

Da agenda de indicadores, o índice de sentimento econômico da zona do euro frustrou as expectativas ao cair para 94 pontos em junho.

Às 6h40 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,57%, a de Paris avançava 1,41% e a de Frankfurt ganhava 0,82%. As de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham respectivas altas de 0,11%, 0,62% e 0,74%.

Contato: [email protected]

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar