Se 'sujeira' de tarifas se dissipar, devemos prosseguir com corte de juro, diz dirigente do Fed

Se 'sujeira' de tarifas se dissipar, devemos prosseguir com corte de juro, diz dirigente do Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou que o impacto tarifário não foi "tão ruim quanto se temia" e espera que os efeitos das tarifas sejam transitórios, ao participar do evento do Milwaukee Business Journal, nesta segunda-feira, 23. Segundo ele, caso a "sujeira" das tarifas se dissipe, o BC americano pode prosseguir com um corte nas taxas de juros, e tarifas "não são diferentes de choques de petróleo com implicações estagflacionárias".

"Estou muito preocupado com a perspectiva de estagflação, sem saber se ela vai acontecer. Não vejo uma estagflação como a dos anos 1970", ponderou, ao mencionar que a não existe uma resposta política clara ao ambiente de estagflação. De acordo com Goolsbee, dados do governo podem ficar mais polêmicos em relação aos cortes orçamentários.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para ele, no entanto, não houve muita inflação nos últimos três meses e não está claro sobre como as tarifas irão impulsionar a inflação. Segundo Goolsbee, se superado o período de incerteza para a economia - que na avaliação dele é "desconcertante" -, a "perspectiva é bem forte".

O presidente da distrital de Chicago do BC dos EUA ainda mencionou que vê riscos de que ambos os mandatos do Fed se deteriorem ao mesmo tempo; o "boom" da inteligência artificial pode representar um risco para o crescimento no curto prazo; e que se considera "neutro" sobre criptomoedas e que o foco é a estabilidade financeira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar