Governo fará MP para compensar alta na conta de luz causada por queda de veto, diz Randolfe

Governo fará MP para compensar alta na conta de luz causada por queda de veto, diz Randolfe

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse nesta terça-feira, 17, que o governo deve editar em breve uma medida provisória (MP) para compensar eventuais aumentos na conta de energia elétrica causados pela derrubada de um veto sobre pequenas hidrelétricas.

Segundo ele, o tema será tratado em uma reunião amanhã, 18, entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e os ministros Rui Costa e Gleisi Hoffmann, que comandam a Casa Civil e a articulação política, respectivamente.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Eventuais dispositivos que comprometam a conta de energia dos brasileiros, o governo irá sanar com medida provisória que será editada dentro em pouco e que será objeto dos ministros Rui Costa, Gleisi Hoffmann e Davi Alcolumbre", disse Randolfe.

O senador declarou também que não há possibilidade de aumento de tributação para compensar esses possíveis aumentos. Disse ainda que a ideia do governo era editar a MP antes da análise dos vetos, mas que não houve acordo e os vetos acabaram votados.

Mais cedo, o Congresso aprovou trechos do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a prorrogação de contratos de compra de energia do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Também foram derrubados vetos sobre a contratação de capacidade e energia associada de hidrelétricas, sobre a contratação de energia proveniente de hidrogênio líquido e eólicas e ainda adiamento da contratação de energia e compensação de montantes previstos para contratação.

Segundo Randolfe, a questão do Proinfa não impactará na conta de energia, mas a derrubada dos vetos sobre pequenas hidrelétricas podem causar algum impacto, o qual não especificou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar