Câmara aprova urgência para projeto que derruba aumento de IOF do governo

Câmara aprova urgência para projeto que derruba aumento de IOF do governo

Com a decisão, texto poderá ser votado diretamente em Plenário, sem passar pelas comissões

O plenário da Câmara aprovou por ampla maioria, 346 votos a 97, o requerimento de urgência para o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 314/25, do líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), que suspende o decreto do governo que amenizou o aumento de alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Com a decisão, texto poderá ser votado diretamente em Plenário, sem passar pelas comissões

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em maio, o governo editou um decreto elevando o IOF para reforçar a arrecadação pública. A medida provocou reação da Câmara dos Deputados, do Senado e do mercado.

Como medida alternativa, na última quarta-feira, dia 11, o Executivo publicou uma medida provisória sobre tributação de investimentos e propostas de corte de gastos e um novo decreto com alíquotas menores do IOF, mas ainda assim com aumentos.

Mais cedo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a votação da urgência  seria uma mensagem ao governo sobre o sentimento dos parlamentares. Para ele, há um esgotamento entre os deputados de medidas que buscam elevar a arrecadação apenas levando em conta o aumento de impostos, e não o corte de gastos.

“O governo está entendendo esta mensagem. Será simbólica pelo sentimento da Casa e vamos aguardar os próximos passos. A Câmara vai continuar defendendo o que é melhor para o Brasil”, afirmou Motta, em coletiva no início da noite desta segunda-feira.

O presidente da Câmara relatou que participou de uma reunião no sábado com o presidente Lula e de uma outra reunião nesta segunda-feira com líderes partidários, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Com informações da Agência Câmara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar