Alta de salários negociados na zona do euro deve desacelerar ao longo de 2025, diz BCE

Alta de salários negociados na zona do euro deve desacelerar ao longo de 2025, diz BCE

O crescimento dos salários negociados na zona do euro deve desacelerar progressivamente ao longo de 2025, segundo nova atualização divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo Banco Central Europeu (BCE). O chamado 'wage tracker' da instituição, que considera apenas acordos coletivos ativos, aponta para um aumento salarial negociado de 4,7% em 2024, com pagamentos únicos suavizados, e de 3,1% em 2025.

De acordo com o comunicado, essa trajetória descendente "é compatível com os dados publicados após a reunião do Conselho do BCE em abril de 2025". Na versão que considera os pagamentos únicos sem suavização, o crescimento médio dos salários chega a 4,9% em 2024 e desacelera para 2,9% em 2025.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo o BCE, a queda refletida nas projeções "decorre em parte do impacto mecânico de grandes pagamentos únicos (realizados em 2024 e que deixam de incidir em 2025)" e do "caráter adiantado dos aumentos salariais em alguns setores" neste ano. Excluindo os pagamentos únicos, o indicador mostra crescimento de 4,2% em 2024 e de 3,8% neste ano.

Os dados mensais do wage tracker reforçam essa tendência: o indicador principal recuou de 4,6% no primeiro trimestre para 3,9% em junho e deve cair para 1,7% no quarto trimestre de 2025. "O 'wage tracker' pode ser revisado, e sua parte prospectiva não deve ser interpretada como uma previsão", ressalta o BCE.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar