Ouro fecha em queda após Trump relatar conversa 'muito boa' com Xi Jinping

Ouro fecha em queda após Trump relatar conversa 'muito boa' com Xi Jinping

Os contratos futuros de ouro fecharam a quinta-feira, 5, em queda, depois que uma conversa por telefone entre os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, alimentou o otimismo em relação à retomada das negociações comerciais e reduziu o apelo do metal precioso como ativo de proteção.

O contrato de ouro com vencimento em agosto recuou 0,71% na Comex, divisão de metais da Bolsa de Nova York (Nymex), encerrando o dia a US$ 3.375,1 por onça-troy.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No início da sessão, o ouro atingiu a máxima de quase um mês, a US$ 3.380 por onça-troy, impulsionado por uma nova rodada de dados econômicos fracos nos EUA e por uma perspectiva mais acomodatícia do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), o que elevou a demanda por ativos mais seguros antes da divulgação do relatório oficial de empregos do país, na sexta-feira.

Os pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA subiram para 247 mil na última semana de maio, o nível mais alto desde outubro de 2024. Na quarta-feira, o relatório da ADP mostrou a criação de apenas 37 mil empregos no setor privado americano em maio, o menor ganho mensal desde março de 2023, e o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços indicou contração do setor.

Além disso, a persistência de tensões geopolíticas e comerciais pressionava os mercados. Na quarta-feira,os EUA dobraram as tarifas sobre as importações de aço e alumínio para 50%, aumentando os temores de novos conflitos comerciais com importantes parceiros globais.

A conversa entre os líderes de EUA e China, no entanto, tranquilizou os ânimos em Wall Street, derrubando os contratos futuros de ouro. Após o telefonema, Trump classificou o diálogo como "muito bom" e disse que ele teve foco "quase total no comércio", com "uma conclusão muito positiva para ambos os países".

O presidente norte-americano também sugeriu que a exportação de minerais de terras raras foi um dos temas discutidos com seu homólogo chinês.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar