Corte de 25 pb deixa juros em boa posição para enfrentar incertezas, diz presidente do BCE

Corte de 25 pb deixa juros em boa posição para enfrentar incertezas, diz presidente do BCE

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que a redução das taxas de juros em 25 pontos-base (pb) realizada nesta quinta-feira, 5, deixa a política monetária em "boa posição para enfrentar incertezas". "Com corte hoje e nível atual dos juros, estamos em boa posição para navegar circunstâncias que virão a seguir e retornar a inflação para a meta sustentadamente no médio prazo", disse, em coletiva de imprensa para comentar a decisão.

Lagarde apontou que ainda não é possível dizer se a política monetária está em uma zona neutra, tendo em vista que o banco central está chegando somente agora ao "fim" do ciclo monetário responsável por responder aos choques econômicos dos últimos anos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo ela, a taxa neutra dos juros só pode ser calculada em ambiente ausente de choques e em "completo equilíbrio".

A presidente do BCE também classificou como "decentemente bom" o desempenho do banco central ao superar as crises provocadas pela pandemia, guerra na Ucrânia e salto nos preços de energia.

"A inflação está na meta, as expectativas estão bem ancoradas e os três elementos que eram nossa preocupação - inflação de serviços, evolução de salários e de lucros - voltaram para níveis consistentes com preços em 2%", afirmou Lagarde.

Além da moderação salarial, Lagarde destacou que houve certa redução nas preocupações sobre a incerteza quanto a políticas comerciais e na volatilidade dos mercados financeiros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar