Cearenses possuem 2ª menor pontuação de crédito do Nordeste, segundo a Serasa
Entretanto, o Score do Estado, que é 517 pontos, é considerado "bom" por estar acima dos 500 pontos
13:16 | Mai. 20, 2025
O Ceará possui a segunda menor pontuação média de avaliação de crédito do Nordeste, com 517 pontos, superando apenas a do Maranhão (516 pontos). Entretanto, o Score (indicador de credibilidade financeira), segundo a Serasa Experian, é considerado “bom” por estar acima dos 500 pontos.
No cenário nacional, o Estado registrou o sexto pior desempenho desse ranking, que retrata a confiabilidade de que o cearense vai honrar as contas. Portanto, o Ceará ficou abaixo da média do País e do Nordeste, que foram de 548 pontos e 527 pontos, respectivamente.
Confira no fim desta matéria o ranking do Score das Unidades Federativas (UFs).
Os dados apresentados se referem ao mês de abril e fazem parte do Mapa Score do Brasil divulgado pelo Serasa nesta terça-feira, 20. O indicador é inédito e realizará, a cada seis meses, uma análise do Score dos brasileiros por: região, estado e faixa etária.
Para o especialista da empresa, Wesley Brandão, esse acompanhamento servirá como “um termômetro do mercado”. Já que ele permite entender como andam os “hábitos financeiros dos brasileiros”.
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No Ceará, em relação à faixa etária, o levantamento aponta haver uma tendência, acompanhada também pelo País, do score diminuir quanto mais nova seja a pessoa.
Assim, a pontuação para jovens cearenses de 18 a 25 anos (456 pontos) é 124 pontos mais baixa do que a de idosos, com idade acima de 65 anos (580 pontos).
- 18 a 25 anos: 456 pontos
- 26 a 30 anos: 488 pontos
- 31 a 40 anos: 513 pontos
- 41 a 50 anos: 533 pontos
- 50 a 65 anos: 557 pontos
- Acima de 65 anos: 580 pontos
De acordo com o gerente do Serasa, Fernando Gambaro, esse cenário ocorre devido ao “tempo de experiência no mercado”. Reforçando que a confiança de quem concede crédito tende a aumentar com o tempo.
“Você olha uma pessoa jovem que está recebendo o primeiro cartão e está entendendo como o limite funciona. E você vai para uma pessoa que talvez já tenha quitado a sua casa própria, o seu veículo próprio e que já passou por várias modalidades de crédito, você tem experiências muito diferentes”, explica.
Esse tempo de relacionamento é o fator que possui o segundo maior impacto na pontuação do indivíduo, conforme o apresentado na pesquisa.
- Os hábitos de pagamento: 29%
- Tempo de relacionamento com o mercado de crédito: 24%
- Registros de dívidas negativadas: 21%
- Busca por crédito: 12%
- Informações cadastrais do consumidor e participação em empresas: 8%
- Contratos: 6%
Os hábitos de pagamento, para Fernando, independem da renda da pessoa. Ele cita a educação financeira como principal fator para ter uma boa pontuação.
“Então você pode ser uma pessoa que ganha um salário mínimo e meio, ou uma pessoa que ganha oito salários mínimos. Se você não consegue fazer uma boa gestão do dinheiro e não deixar os custos ultrapassarem os rendimentos, você acaba voltando sempre para o cenário de inadimplência”.
Desta forma, tanto o score do Brasil como o do Ceará, por excederem a marca de 500 pontos, demonstram, para a empresa, que a população possui uma boa chance de obtenção de crédito e que os hábitos financeiros dos consumidores estão na média.
Confira abaixo o Score das Unidades Federativas (UFs) no mês
- São Paulo – 561
- Roraima – 560
- Paraná – 560
- Santa Catarina – 555
- Rio Grande do Sul – 549
- Minas Gerais – 549
- Espírito Santo – 549
- Sergipe – 543
- Rio de Janeiro – 540
- Goiás – 538
- Distrito Federal – 536
- Alagoas – 533
- Bahia – 531
- Paraíba – 531
- Pernambuco – 530
- Rio Grande do Norte – 529
- Mato Grosso do Sul – 527
- Piauí – 526
- Acre – 524
- Mato Grosso – 524
- Rondônia – 521
- Ceará – 517
- Maranhão – 516
- Pará – 516
- Tocantins – 512
- Amapá – 497
- Amazonas – 490
O que é o score?
O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica o risco de um indivíduo não pagar suas contas em dia, sendo um indicador do histórico financeiro e das chances de conseguir crédito.
É uma ferramenta utilizada por empresas e bancos para avaliar a capacidade de pagamento dos consumidores e, consequentemente, decidir sobre a concessão de crédito.