Santa Catarina emite alerta máximo para avicultura após foco de gripe aviária no RS

Santa Catarina emite alerta máximo para avicultura após foco de gripe aviária no RS

Santa Catarina emitiu nesta sexta-feira, 16, um alerta máximo para a avicultura comercial após a confirmação de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Em nota técnica, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc) reforçou a proibição da criação de aves ao ar livre em estabelecimentos registrados, a fim de proteger os plantéis e prevenir a entrada do vírus no Estado.

Destacando que o Estado é o segundo maior exportador de carne de frango do Brasil, a Secretaria da Agricultura e Pecuária afirmou que, junto à Cidasc, intensifica as ações de combate ao vírus.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As medidas incluem análise da movimentação animal e produtos de origem animal oriundos da região do foco, direcionamento da atividade de vigilância ativa em propriedades que receberam animais da região nos últimos 30 dias e orientação aos Postos de Fiscalização Agropecuária da divisa sul para intensificar a inspeção documental e física de todas as cargas de aves e ovos férteis provenientes do Rio Grande do Sul.

Entre outras orientações, as autoridades pediram que produtores proíbam visitas de pessoas externas às granjas e evitem manipular aves mortas ou doentes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

GRIPE AVIÁRIA foco granja comercial RS SC alerta

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar