China busca estreitar laços com vizinhos para reduzir impacto de tarifas dos EUA

China busca estreitar laços com vizinhos para reduzir impacto de tarifas dos EUA

Os principais líderes da China estão buscando estreitar laços com os países asiáticos vizinhos, sinalizando que Pequim tenta promover a colaboração regional em sua disputa comercial com os EUA.

O presidente chinês, Xi Jinping, e outros membros importantes do Partido Comunista se reuniram na terça (8) e nesta quarta-feira, 9, para discutir o aprofundamento dos laços de segurança e comércio com o restante da região, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Autoridades presentes à reunião disseram que pretendem gerar integração econômica com os países vizinhos e fortalecer a cooperação nas cadeias industriais e de suprimentos.

Separadamente, um alto funcionário do Ministério do Comércio da China disse a repórteres nesta quarta que a China trabalhará com mais parceiros comerciais e está confiante em lidar com quaisquer desafios.

Na terça, o premiê chinês, Li Qiang, discutiu questões comerciais com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com ambas as partes prometendo uma cooperação mais profunda diante das tarifas impostas pelo governo Trump.

A China também promoveu recente reunião com o Japão e a Coreia do Sul para discutir os laços trilaterais.

As chamadas tarifas "recíprocas" dos EUA a importações globais entraram em vigor nesta quarta, incluindo uma massiva tarifação de 104% a produtos da China.

Pequim reiterou nesta quarta-feira a promessa de tomar "medidas resolutas" para defender seus direitos comerciais e de "lutar até o fim", embora não tenha fornecido detalhes de como pretende responder a Washington. Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA TRUMP TARIFAS China vizinhos laços

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar