Com fábrica no Ceará, Vulcabras tem o 17º trimestre de crescimento
Empresa lucrou R$ 172,1 milhões entre agosto e outubro e alcança maior Ebitda da sua história, a R$ 196,7 milhões
Com portfólio de marcas como Mizuno, Olympikus e Under Armour, a calçadista Vulcabras reportou um lucro líquido de R$ 172,1 milhões no terceiro trimestre deste ano, uma alta de 34,9% em relação a igual período de 2023.
Por volta das 10h17min desta quarta-feira, 6, as ações ordinárias (VULC3) da Vulcabras subiam levemente, a 0,53%, custando R$ 17,12.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A empresa, que possui fábrica no município cearense de Horizonte, contou com crescimento pelo 17º trimestre consecutivo, batendo recorde no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, em inglês), a R$ 196,7 milhões.
Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, o Ebitda avançou 11,1%. Já no acumulado dos nove primeiros meses deste ano, este que é um dos principais indicadores do mercado financeiro bateu R$ 494,6 milhões, alta anual de 6,7%.
A receita líquida, por outro lado, foi de R$ 784,6 milhões no terceiro trimestre, também com crescimento de 7,3% no ano a ano. De janeiro a setembro de 2024, este montante foi de R$ 2,1 bilhões, com aumento anual de 5,7%.
O diretor-presidente (CEO, em inglês) da Vulcabras, Pedro Bartelle, disse que investimentos em inovação e tecnologia ofertaram um mix de produtos com maior valor agregado à companhia, trazendo eficiência e rentabilidade na operação.
"Esses resultados posicionam a Vulcabras como referência no segmento, refletindo nossa capacidade de construir marca e desenvolver produtos alinhados às demandas do consumidor brasileiro", acrescentou Pedro.
Desempenho das marcas
Segundo a Vulcabras, a marca Olympikus se destacou com novos produtos da família "Corre", os quais mantiveram sua base de preços e funcionaram como opção para democratizar o acesso a produtos voltados à alta performance.
Ao passo que a Mizuno expandiu atuação no futebol, com anúncio do jogador Gabibol como embaixador da marca, no intuito de elevar a visibilidade e conexão dos consumidores no segmento de chuteiras, na visão da empresa.
Além disso, a Under Armour entrou no segmento outdoor, além de treino e basquete, voltando-se a atividades ao ar livre. A linha "Defense" atuou nessa expansão a nível global e nacional, mas sendo desenvolvida e produzida no Brasil.
Vendas online
O canal e-commerce da Vulcabras registrou receita líquida de R$ 115,5 milhões no terceiro trimestre, crescendo 50,2% em relação a igual período do último ano. Neste caso, as vendas digitais corresponderam a 14,7% da receita líquida total.
Nos nove primeiros meses do ano, o e-commerce alcançou, ainda, R$ 291,3 milhões, com alta anual de 57,6%, representando 13,6% da receita líquida total. Para a Vulcabras, isso reflete a importância do canal na sua operação.
Dividendos
Nos meses de fevereiro, março e abril de 2025, a Vulcabras anunciou o pagamento de dividendos mensais a acionistas no valor de R$ 0,125 por ação. A empresa já havia recomprado 467 mil papéis no terceiro trimestre.
Todavia, a companhia explicou que a geração de caixa tem superado os dividendos mensais, podendo levar a pagamentos extraordinários de dividendos caso não haja oportunidades de investimentos adequadas.
Visão de futuro
O diretor-presidente Pedro Bartelle afirmou que o foco da Vulcabras será em seguir nas avenidas de crescimento e no mix diversificado de portfólio, a fim de melhorar a eficiência e os próprios resultados no futuro.
“Os resultados reportados nos deixam bastante otimistas para o fechamento do ano. Os próximos meses são determinantes para o varejo, com datas importantes como Black Friday e Natal, o que sempre impacta positivamente o comportamento dos consumidores", complementou.