Servidores de agências reguladoras protestam em Fortaleza
Manifestação ocorre nesta quinta-feira, 4, no Aeroporto de Fortaleza. Servidores pleiteiam reajuste salarial e reestruturação de carreira
Os servidores de agências reguladoras federais realizam um protesto a favor de um reajuste salarial para a categoria. O ato está marcado para esta quinta-feira, 4, das 13h30 às 15h, no Aeroporto de Fortaleza.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais da Regulação (Sinagências), que está em processo de negociação salarial com o Governo Federal, a manifestação em Fortaleza faz parte das ações do “Dia Nacional da Paralisação” da regulação federal, que visa pressionar o governo pelo reajuste e reestruturação das carreiras das 11 agências reguladoras.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na Capital, pelo menos oito agências estão confirmadas no protesto: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Além de Fortaleza, atos também serão realizados em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Salvador (BA).
“Dia Nacional da Paralisação”
Além da manifestação, os servidores de todas as 11 agências reguladoras, em todos os estados e no Distrito Federal, farão uma paralisação de 24 horas com o objetivo de pressionar o governo.
O contexto da paralisação está alinhado com o levantamento realizado pelo Sinagências. De acordo com dados do órgão, desde 2008, 2.106 servidores pediram exoneração e 1.789 se aposentaram, resultando na saída de 3.800 trabalhadores nos últimos 16 anos.
“Esse déficit tem impactado significativamente a capacidade de operação de agências, que atualmente perdem, em média, um servidor por dia útil devido a aposentadorias, trocas de cargo ou abandono de carreira”, diz a nota.
Próximos passos
A próxima reunião da mesa de negociação com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), em que a categoria negocia o reajuste com o governo, está marcada para o dia 11 de julho, às 16h.
De acordo com o Sindicato, caso a proposta pela classe não seja aceita, a categoria se reunirá novamente para deliberar os próximos passos, com a possibilidade de entrar em greve.
COMPRAS INTERNACIONAIS terão mais taxas em 2024 mesmo custando menos de US$ 50? | Dei Valor
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor