Porto seco em Missão Velha, no Cariri, entra em estudo de viabilidade

O acordo tem o intuito de avaliar a viabilidade de implantação do terminal no município de Missão Velha, na Região do Cariri

Um porto seco em Missão Velha, na Região do Cariri, entrou em um estudo de viabilidade para a implantação do terminal no município.

O acordo foi assinado nesta terça-feira, 14, pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e pela Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação Astef), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O trabalho levará em conta os setores produtivos com potencial demanda por transporte ferroviário e que estejam incluídos na área de influência da ferrovia Transnordestina, construída para ligar o Porto do Pecém, no Ceará, até o cerrado do Piauí.

Em dezembro de 2023, o presidente da Adece, Danilo Serpa, participou de uma audiência pública em Missão Velha liderada pelo deputado estadual Fernando Santana.

A reunião teve o objetivo de debater a importância do terminal multimodal de cargas para os municípios que compõem a região, bem como impulsionar a logística das empresas locais, fortalecendo a importação e exportação de produtos, o desenvolvimento industrial e a geração de emprego e renda.

"A contratação do estudo segue orientação do governador Elmano de Freitas e, sem dúvida alguma o porto seco será um benefício para a Região Nordeste. Com localização estratégica, o município de Missão Velha está no marco zero da Ferrovia Transnordestina", explicou Danilo Serpa.

Presente no ato da assinatura, o prefeito de Missão Velha, Luiz Rosemberg Dantas (Dr. Lorim), destacou a importância da assinatura do termo entre Fundação Astef e Adece.

"O cenário atual é favorável. Temos aqui o presidente da Adece, que é ex-presidente do Porto do Pecém e já entende da demanda logística para o Ceará. Vale destacar ainda o alinhamento do Governo Estadual com o Federal", disse.

O presidente da Fundação Astef, professor Tomaz Nunes Cavalcante, manifestou a satisfação em participar da iniciativa.

"Ressalto a importância que esse tipo de projeto tem para a UFC. Não somente para a instituição, mas destaco o conhecimento geral. Vocês nos dão a demanda e a provocação e nós aceitamos, gerando conhecimento e levando para a sala de aula", comemorou.

Também presente na assinatura, o diretor de Suporte a Negócios da Adece, Rafael Branco, ressaltou que "há mais de 20 anos o Cariri fala em Porto Seco". Além disso, acrescentou que a duração do estudo será de 120 dias.

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar