A trajetória de quem resolveu mudar de vida sozinha

Camila Montenegro resolveu seguir um novo caminho e descobriu ser boa nisso: foi aprovada oito vezes nas primeiras colocações em diferentes concursos públicos

Quando falamos em transição de carreira, qual o primeiro caminho que vem à sua mente? Uma nova faculdade, empreender, voluntariado, e freelancer, talvez. Para Camila Montenegro, o pensamento foi outro: prestar concurso público.

Em entrevista ao O POVO, a engenheira química (e, hoje, auditora fiscal) contou como foi possível mudar de carreira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O POVO: Da Engenharia para a Receita Estadual aconteceu muita coisa, né? Quando você decidiu prestar concursos?

Camila Montenegro: Perto de concluir minha graduação em Engenharia Química, comecei a perceber que, embora eu fosse uma excelente aluna, as indústrias do Ceará nunca me escolhiam nos processos de seleção. Queira ou não, o ambiente de trabalho nas indústrias é muito masculino, e eu tenho cara de menina, voz de menina e 1,58 m de altura. A verdade é que ninguém me levava a sério.

Fora isso, o mercado estava pagando muito pouco para o Engenheiro Químico, muitas vezes se contratava esse profissional para atuação dentro de laboratórios, desvalorizando o trabalho, além de as sedes das indústrias serem distantes da capital.

Então, resolvi que eu precisava buscar algo que só dependesse de mim, do meu mérito, e não da indicação de ninguém. Algo que fosse realmente uma seleção imparcial, que pagasse bem e que ofertasse boas condições de trabalho.

Logo conheci uma pessoa que também possui graduação em outra área (no caso dela, farmácia) e que estava sendo super bem remunerada em um trabalho na área administrativa de um Tribunal. Meus olhos brilharam e eu vi uma luz no fim do túnel.

 

OP: Você passou em mais de um concurso? Pode nos falar sobre suas aprovações?

Camila: Foram 8 aprovações nas primeiras colocações. O primeiro concurso que passei foi em 2o lugar para o cargo de Agente Administrativo (nível médio) da Defensoria Pública da União, um órgão que auxilia juridicamente as pessoas necessitadas. Essa foi a minha grande paixão e até hoje pretendo voltar a fazer concursos para me tornar Defensora Pública.

Depois fui aprovada no INSS, mas, ao ser nomeada, recusei o trabalho para continuar exercendo meu cargo na Defensoria. No Tribunal Regional do Trabalho fiz as duas provas e fui aprovada em ambas, tanto para nível médio (Técnico Judiciário), quanto nível superior em qualquer área (Analista Administrativo).

No INSS passei em 6o lugar, no TRT para Técnico em 9o lugar, e no TRT para Analista em 1º lugar.

Além disso, ainda fui aprovada para Analista de Processo Administrativo do DATAPREV em 5o lugar, Analista Administrativo do TRF da 1a Região em Teresina em 1o lugar, Analista Administrativo no TRF da 5a Região em 4o lugar e, por fim, ainda enquanto cursava o bacharelado em Direito, para Auditora Fiscal Jurídica da Receita Estadual do Ceará, em 7o lugar, cargo que exerço atualmente em Fortaleza.

 

OP: Quantas aprovações! Vendo assim, faz parecer que é fácil passar em concursos…

Camila: É engraçado, porque as pessoas têm uma falsa percepção do que é um concurso difícil. Na verdade, o que torna um concurso mais difícil ou mais fácil é a concorrência, afinal a prova e os conteúdos do edital são os mesmos para todos os candidatos. Então, muitas vezes um concurso público de nível médio, como o INSS (com 1 milhão e 500 mil inscritos) é bem mais complicado de obter a aprovação do que um outro concurso de nível superior. Logo, sempre alerto os meus alunos para não acharem que o melhor é fazer concurso de nível médio por ser mais fácil, pois isso é um mito. Tudo depende da concorrência.

O segredo das aprovações é a constância nos estudos. Comecei em 2014 e me mantive firme o tempo todo no propósito. Raras foram as vezes que relaxei do meu foco. Mesmo após as aprovações, nunca parei de estudar, sempre pensava no próximo objetivo e já recomeçava a estudar. Hoje, graças a Deus, posso dar conforto e tranquilidade à minha família graças a esse tempo de vida que dediquei aos estudos.

 

OP: E você resolveu ajudar outras pessoas a serem aprovadas… Como surgiu o Passo a Passo?

CM: Logo após as minhas primeiras aprovações, muitos colegas de curso e professores de cursinhos presenciais pediram para que eu ensinasse a forma correta de estudar, o que na época não era comum ainda. Poucos eram os profissionais que ensinavam técnicas de estudo.

Comecei então a atender individualmente amigos e indicações de amigos, que foram gostando e indicando para outras pessoas, até chegar o momento que eu não tinha mais agenda disponível para atender. Então, resolvi juntar toda a metodologia que eu utilizei durante a minha preparação em um curso, com video aulas e outros materiais.

Durante um tempo fiz isso sozinha, mas a demanda era enorme e as pessoas realmente gostavam muito, já que era uma metodologia elaborada por alguém que realmente viveu o processo, viveu as dores que eles estavam vivendo. Foi quando conheci meu sócio, Walmir, e começamos a trabalhar juntos, criando a Passo a Passo Cursos, e alavancando em 60% os produtos lançados.

Passo a Passo

Camila Montenegro desenvolveu materiais 100% focados em cada concurso, de forma personalizada para o estilo de cobrança da banca escolhida para realizar o certame. Além disso, há um foco especial nas TEMIDAS REVISÕES, para que você não seja pego de surpresa na hora da prova com pensamentos do tipo “Eu acho que já estudei isso, mas não tô lembrando!”.

No Passo a Passo você encontra cronogramas, simulados, cursos de questões, apostas de véspera, exercícios inéditos, aulões de análise de editais, guia da banca, entre outros, são os produtos que temos a oferecer para te ajudar a realizar o sonho de se tornar um servidor público.


SERVIÇO

Combo TRE/TSE com Camila Montenegro

- Aulas de técnicas de estudo e atos administrativos
- Cronograma de estudos
- 3 Simulados comentados
- Aulão destrinchando o Edital

Confira agora!

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar