Guararapes demite 2 mil funcionários e encerra produção em Fortaleza; saiba motivos

A empresa vai fechar sua produção na capital cearense e vai centralizar os negócios em Natal (RN)

A fábrica Guararapes, que controla o grupo Riachuelo, vai encerrar a produção em Fortaleza. Cerca de 2 mil funcionários foram informados nessa terça-feira, 10, que a empresa vai centralizar os negócios em Natal/RN.

A Guararapes possuía três fábricas na capital cearense, mas duas haviam fechado, uma em 2021 e outra em 2022, e apenas uma ainda estava em funcionamento, localizada na Avenida Sargento Hermínio, no bairro Antônio Bezerra.

De acordo com a Guararapes, a empresa ainda continuará presente no Ceará através das lojas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme O POVO apurou, a maioria das demissões será de mulheres. Funcionárias informaram que já estavam sabendo dos planos do Grupo e que já enfrentavam o cenário de rescisão de contratos desde o encerramento de atividades das outras unidades da empresa.

O impacto no mercado de trabalho, em termos de estatísticas, deve ser visto em fevereiro, com a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro.

Atualmente, os números mais recentes são os de novembro de 2022, com Fortaleza liderando em empregos no Nordeste, mas por causa dos setores de comércio e serviços.

A indústria já vinha amargando saldo negativo de 112 postos de trabalho, quando da subtração do número de admitidos e demitidos do setor.

Sobre o fechamento da fábrica da Guararapes na Capital, O POVO apurou que o Governo do Ceará chegou a ter negociações com o Grupo para evitar a saída do Estado, mas os tramites não avançaram.

Saiba motivo da Guararapes fechar em Fortaleza

Leia nota na íntegra: 

"A Guararapes Confecções S.A., “Companhia” ou “Guararapes” (B3: GUAR3), informa que irá centralizar sua produção fabril em Natal, no estado do Rio Grande do Norte, encerrando as atividades da fábrica de Fortaleza.

O modelo de negócio integrado da Companhia permanece inalterado, preservando a cadeia produtiva nacional.

A decisão faz parte do planejamento estratégico da Companhia, com foco em otimizar a operação fabril para intensificar a reatividade, eficiência e competitividade, aliado a um crescimento sustentável.

A Guararapes tem uma relação de longa data com o Ceará e seguirá atuando no estado por meio de suas lojas.

A área de Relações com Investidores está à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais."

Pronunciamento de Salmito Filho

Através das redes sociais, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico ainda não empossado, Salmito Filho, pronunciou-se sobre o encerramento da produção da Guararapes. Leia na íntegra.

"Muito triste quando uma empresa fecha porque com ela fecham oportunidades sociais e econômicas para a nossa população.

O nosso compromisso de trabalho, sob a liderança do gov. Elmano, é de apoiar as empresas e atrair ainda mais empresas com o melhor ambiente de negócio possível."

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

riachuelo guararapes fabrica emprego demissoes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar