MP autoriza contratação de recenseador sem processo seletivo para o Censo 2022
Por falta de recenseadores, a conclusão do Censo 2022 já foi prorrogada duas vezes
O Governo Federal publicou nesta segunda-feira, 21, uma medida provisória que autoriza a contratação, sem processo seletivo, de funcionários para atuarem no Censo Demográfico 2022.
A dificuldade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em contratar profissionais para tarefa tem sido um desafio para o conclusão do Censo, previsto para terminar em meados de dezembro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a MP, publicada no Diário Oficial da União, servidores aposentados da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios podem ser contratados.
O texto prevê que haverá igualdade de condições na seleção, na contratação e na execução da contratação entre os aposentados e os demais concorrentes ou contratados.
O documento ressalta ainda que as atividades a serem desempenhadas pelos contratados deverão ser atividades ordinárias pertinentes ao recenseamento.
Falta de recenseador é principal razão para atraso na coleta
Desde o início da operação, em 1º de agosto, o IBGE já lançou diversos processos seletivos para o Censo 2022. Somente neste mês foram duas novas seleções no Ceará.
No dia 7, foi lançado edital com 645 vagas para recenseador em Fortaleza e mais 28 municípios. Na semana seguinte, no dia 12, outro certame foi lançado, desta vez com 586 vagas.
No Brasil, a falta de recenseadores é apontada pelo instituto como a principal razão para o atraso na coleta dos dados, prevista inicialmente para acabar no fim de outubro. Após duas prorrogações, a previsão de conclusão está para meados de dezembro.
De acordo com balanço do órgão, até o último dia 1º de novembro, o Censo 2022 contava com 90,5 mil recenseadores. Menos da metade das 183 mil vagas previstas inicialmente para realização da operação.
O que é preciso para ser recenseador do IBGE?
O trabalho do recenseador é temporário, e seu contrato poderá se estender até o final da coleta domiciliar. A remuneração será de acordo com a sua produção, e a carga horária mínima recomendada é de 25 horas semanais.
Os candidatos selecionados passarão por um treinamento antes de serem contratados para o trabalho de campo.
Para concorrer às vagas disponíveis, é necessário apenas ter concluído o ensino fundamental. Nas seleções, não há cobrança de taxa de inscrição.
No Ceará, mais de 72,5% do censo já foi concluído
No Brasil, os estados do Nordeste seguem com os maiores percentuais de apuração do Censo 2022, segundo o IBGE. Até o último dia 11, o estado do Piauí liderava a contabilização com 90,8% do trabalho concluído. No Ceará, o percentual estava em 72,5%. No Brasil, a média de apuração estava em 69%.