Black Friday 2022: o que vale e não vale a pena comprar
O desconto é o maior atrativo da Black Friday, mas o consumidor deve estar atento e pesquisar para saber o que vale e não vale a pena comprar na data
Conhecida pelos descontos no varejo, a Black Friday se tornou uma dos dias mais importantes do comércio brasileiro. Neste ano, a data ocorrerá este ano no dia 25 de novembro e vale lembrar: nem sempre os produtos mais desejados possuem os melhores descontos.
Para garantir o bom aproveitamento das ofertas quando o dia 25 de novembro chegar, o consumidor deve estar atento e pesquisar os preços dos produtos que deseja comprar antes do período de promoções.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em outubro, muitas lojas elevam os preços das mercadorias e no dia em que se propõem a liquidar os produtos, reduzem os valores dos bens de consumo, fraudando os descontos. Esse fato rendeu o apelido de “Black Fraude” à data.
O que vale a pena comprar na Black Friday 2022?
Conforme levantamento realizado pela plataforma Promobit, em 2019, livros e e-books foram os produtos que mais valeram a pena comprar na Black Friday.
Os produtos tiveram média de 77% de desconto. O ranking foi seguido pelos eletrodomésticos, com média de 51% de desconto, e pelos artigos de informática, com média de 42% de desconto.
Televisões, câmeras, relógios e smartphones também estiveram bem colocados na pesquisa.
Segundo dados coletados pela empresa especializada em SEO para negócios digitais Conversion, os produtos mais buscados na Black Friday 2020 foram os eletrônicos e eletrodomésticos, citados por 60% dos entrevistados.
Os celulares eram desejados por 59% dos consumidores. Artigos de moda e acessórios eram buscados por 47% das pessoas.
Em 2020, para ajudar os consumidores na escolha dos produtos que obtiveram desconto efetivo na Black Friday, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) estudou a variação de preços no decorrer de 40 dias encerrados em 15 de novembro (mais ou menos duas semanas antes de o evento começar naquele ano).
Todos os dias foi realizada a coleta dos preços de mais de dois mil itens agrupados em 48 categorias. O resultado da análise apontou quais itens têm maior probabilidade de receberem descontos efetivos com base na variação positiva ou negativa dos valores dos produtos.
Black Friday 2022: o que vale comprar
Os produtos que sofreram variação negativa nos preços têm maior probabilidade de desconto real:
- Console de videogame: -19%
- Notebook: -17%
- Games PC: -14%
- Calça Masculina: -13%
- Aspirador de pó e água: -11%
- Smart TV Box: -10%
- Tênis: -8%
- Bolsa: -6%
- Sapato Masculino: -6%
- Purificador de água/Filtro: -5%
- Smartwatch: -5%
- Micro-ondas: -4%
- Monitor: -4%
Black Friday 2022: o que não vale comprar
Os produtos que sofreram variação positiva nos preços têm menor probabilidade de desconto real:
- Bicicleta: 22%
- Colchão: 21%
- Camisas de Clubes de Futebol: 17%
- Joystick: 15%
- Óculos de Sol: 10%
- Capa para Smartphone: 9%
- Móveis para Cozinha: 8%
- Patins: 8%
- Cafeteira Elétrica: 7%
- Skate/Hoverboard: 6%
- Ar-condicionado: 6%
- Fogão: 5%
- Lavadora de Roupas: 5%
Em 2021, a categoria de livros, músicas e filmes foi a que teve os maiores descontos reais, com uma média de 70,26%.
Ela é seguida pelos eletrônicos (62,93%), brinquedos (51,83%), cosméticos e produtos de beleza (50,02%) e roupas, sapatos e acessórios (48,22%).
Os dados são referentes ao comércio virtual e foram lançados pela empresa BigDataCorp. A pesquisa foi encomendada pela PayPal.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente