Aeroporto: Fraport fará testes para cobrar por parada em meio-fio

Operação nas cancelas de entrada e saída para embarque e desembarque do equipamento começará, inicialmente, sem cobranças, a partir de segunda-feira, 24

A Fraport Brasil anunciou que iniciará na próxima segunda-feira, 24, testes de acesso ao meio-fio do Aeroporto de Fortaleza por veículos, nas áreas de embarque e desembarque de passageiros.

Embora não haja cobrança prevista para o período de operação assistida, que seguirá por tempo indeterminado, a ideia é que futuramente quem exceder o período de 10 minutos estacionado nesses locais tenha de pagar R$ 20. O mesmo valor seria cobrado a cada 10 minutos de permanência no meio-fio do equipamento. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a concessionária, “para a definição do tempo de permanência foram efetuados diversos testes, sempre em hora pico, ou seja, quando há maior circulação de veículos. Dados reais, considerando todo o percurso de carro (a uma velocidade média de 20km/h) mais o embarque ou desembarque de passageiro com bagagem, demonstram que o período de tolerância de 10 minutos é suficiente para deixar e buscar passageiros”.

Na fase operação assistida, o motorista que acessar a cancela de entrada deve retirar um tíquete e utilizá-lo na cancela de saída, sem necessidade de validar ou pagar nenhum valor, independentemente do tempo entre a chegada e a partida do veículo. Ainda conforme a Fraport, o objetivo da fase de testes é avaliar “a infraestrutura, os sistemas, bem como a adaptação dos usuários e o fluxo de veículos” e o formato de cobrança por excesso de tempo parado no meio-fio já é praticado em outros aeroportos no Brasil e no Exterior.

Para a diretora de marketing e comunicação da Fraport Brasil, Natalie Valezi, “é importante salientar que sempre foi proibido estacionar no meio-fio. Esta medida vem para organizar o tráfego de veículos e garantir que todos tenham acesso a vagas para parar e embarcar ou desembarcar passageiros. O motorista que sabe que irá precisar de mais tempo para aguardar a chegada de alguém, por exemplo, deverá se dirigir ao estacionamento”.

Vale lembrar que quando divulgada a intenção da empresa em julho, houve a manifestação contrária à medida, por parte de entidades de defesa do consumidor.

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aeroporto aeroporto de fortaleza fraport aviacao civil turismo direito do consumidor infraestrutura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar