Para evitar "guerra" por profissionais de TI, formação própria é aposta
O Instituto Atlântico observou que proporção de profissionais aceitando propostas subiu de 15% para 40% dentro o total de demissões voluntárias
17:35 | Out. 20, 2022
Em meio ao déficit de profissionais formados para atuar no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o Instituto Atlântico, instituição de ciência e tecnologia cearense, vem investindo em formação própria para criar os próximos talentos.
A Atlântico Academy já teve de 211 profissionais formados após dois ciclos e um terceiro ciclo está em andamento.
Esse projeto de formação faz parte do plano de ampliação do Instituto Atlântico, que prevê dobrar quantidade de contratados nos próximos cinco anos. Atualmente são 750 funcionários. Em 2018, eram 188.
"Guerra" por profissionais de TI
A proporção de profissionais que pediam demissão para aceitar outros desafios profissionais subiu de 15% para 40% em proporção dentre o geral no Instituto Atlântico, aponta o superintendente, Francisco Moreto.
"As ofertas são bem volumosas e os profissionais, principalmente os jovens, ficam em dúvidas se ficam ou saem. É uma guerra. São na maioria disputas nacionais, mas existem concorrências internacionais", afirma.
Forte crescimento do mercado de TI
O crescimento da demanda por profissionais de TI só demonstra o forte avanço desse segmento. No Atlântico, por exemplo, entre 2019 e 2020 houve alta de 30% na receita, no ano seguinte nova alta, de 116%.
E entre 2021 e 2022, a projeção é apresentar aumento de receita de 39%.
Esse crescimento aliado à escassez de profissionais qualificados produz essa "guerra", que parece estar longe de acabar. Um problema extra para as empresas brasileiras tem sido a desvalorização do Real.
"Empresas globais oferecem desafios aos profissionais, e, oferecendo pagamentos em dólar, torna nossa vida mais difícil (na missão de reter talentos)", pontua Moreto.
Ainda assim, o plano estratégico do Instituto Atlântico prevê duplicar o tamanho da corporação até 2027, mesmo em meio às instabilidades econômicas previstas para 2023.
Dentre os clientes do Atlântico, empresas de Tecnologia como Dell e HP.
Mais notícias de Economia
- Confira os assuntos econômicos mais relevantes no Ceará, no Brasil e no Mundo
- Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
- Assista ao noticiário econômico nacional no Economia na Real no Youtube do O POVO
- Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor no Youtube e TikTok do O POVO