Europa sinaliza sanções comerciais ao Brasil por causa do desmatamento

Pela primeira vez o Parlamento Europeu aprovou resolução que estabelece regime de sanções para a chamada "importação do desmatamento"

Pela primeira vez o Parlamento Europeu aprovou resolução que estabelece regime de sanções ao Brasil por desmatamento. Na prática, a medida mostra uma sinalização da Europa de que pode punir economicamente o Brasil caso o devastação ambiental persista. A ideia dos europeus é impedir a "importação do desmatamento".

De acordo com apuração do jornalista Jamil Chade, do Uol, a resolução prevê que empresas europeias garantam que o abastecimento de soja, carne, cacau e outros produtos não ocorra de forma que desmate florestas. Todos os 27 países membro precisam aprovar o texto e negociações devem ocorrer para um acordado texto final.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Essa medida fortalece a iniciativa do Parlamento Europeu de coibir a chamada "importação do desmatamento". A ideia é elevar barreiras a produtos agrícolas que tenham sido cultivados em locais recentemente desmatados.

Nos meses que antecederam a decisão, o governo brasileiro tentou via diplomacia evitar o estabelecimento dessa nova estrutura comercial, afirma em sua coluna o jornalista. Para o Itamaraty, se trata de uma violação das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Ainda há o entendimento da diplomacia brasileira que a medida é indiretamente focada no Brasil. Ainda que a lei não cite especificamente o País, a iniciativa é considerada resposta direcionada e pode prejudicar exportações brasileiras se ficar provado que produtos exportados tenham sido produzidos em área desmatada. A UE pode ampliar tarifas caso isso ocorra.

Mesmo com os esforços da diplomacia, o texto da nova lei foi aprovado por ampla maioria, com 453 apoios, contra apenas 57 negativas e 123 abstenções.

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

desmatamento acordo união europeia importação do desmatamento omc união europeia brasil soja

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar