Europa sinaliza sanções comerciais ao Brasil por causa do desmatamento
Pela primeira vez o Parlamento Europeu aprovou resolução que estabelece regime de sanções para a chamada "importação do desmatamento"Pela primeira vez o Parlamento Europeu aprovou resolução que estabelece regime de sanções ao Brasil por desmatamento. Na prática, a medida mostra uma sinalização da Europa de que pode punir economicamente o Brasil caso o devastação ambiental persista. A ideia dos europeus é impedir a "importação do desmatamento".
De acordo com apuração do jornalista Jamil Chade, do Uol, a resolução prevê que empresas europeias garantam que o abastecimento de soja, carne, cacau e outros produtos não ocorra de forma que desmate florestas. Todos os 27 países membro precisam aprovar o texto e negociações devem ocorrer para um acordado texto final.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Essa medida fortalece a iniciativa do Parlamento Europeu de coibir a chamada "importação do desmatamento". A ideia é elevar barreiras a produtos agrícolas que tenham sido cultivados em locais recentemente desmatados.
Nos meses que antecederam a decisão, o governo brasileiro tentou via diplomacia evitar o estabelecimento dessa nova estrutura comercial, afirma em sua coluna o jornalista. Para o Itamaraty, se trata de uma violação das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Ainda há o entendimento da diplomacia brasileira que a medida é indiretamente focada no Brasil. Ainda que a lei não cite especificamente o País, a iniciativa é considerada resposta direcionada e pode prejudicar exportações brasileiras se ficar provado que produtos exportados tenham sido produzidos em área desmatada. A UE pode ampliar tarifas caso isso ocorra.
Mesmo com os esforços da diplomacia, o texto da nova lei foi aprovado por ampla maioria, com 453 apoios, contra apenas 57 negativas e 123 abstenções.
Mais notícias de Economia
- Confira os assuntos econômicos mais relevantes no Ceará, no Brasil e no Mundo
- Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
- Assista ao noticiário econômico nacional no Economia na Real no Youtube do O POVO
- Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor no Youtube e TikTok do O POVO