Fortaleza, Recife e Natal são liberadas oficialmente para 5G

Decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz da Anatel

Fortaleza, Recife e Natal estão oficialmente liberadas para receber a tecnologia 5G a partir de segunda-feira, 5 de setembro.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 1º de setembro, pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme O POVO adiantou, pelo menos 15% dos bairros da Capital terão sinal de internet móvel mais veloz, a partir do início da cobertura 5G.

Esta informação foi confirmada pela Vivo, empresa com maior número de clientes no mercado de telecom cearense, com 45,4% de market share (participação de mercado).

A operadora afirmou, ainda, presença inicial da nova tecnologia em 18 bairros de Fortaleza. Contudo, para ter acesso ao chamado 5G puro (5G SA) o cliente da Vivo precisa trocar o chip do aparelho de telefonia móvel que utilize, em uma das lojas da companhia.

Número de estações por ativar

De acordo com a Anatel, até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação prevista no edital do leilão da tecnologia, Claro, TIM e Vivo deverão ter no mínimo 102 estações de 5G ativadas em Fortaleza, 63 em Recife e 33 em Natal.

Doze capitais já contam com o sinal em operação: Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e João Pessoa.

No último dia 18, o conselho diretor da Anatel aprovou mais 60 dias de prazo para a tecnologia começar a rodar em 15 capitais brasileiras, incluindo as três capitais com sinal operante liberado a partir da próxima segunda-feira.

As outras 12 capitais precisam estar liberadas até 28 de outubro para a ativação do 5G. As operadoras então terão mais 30 dias, podendo ligar o sinal até 27 de novembro.

Interferências e transmissão por parabólicas

Segundo o Conselho Diretor da Anatel, “a faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração”.

Por conta disso, ainda de acordo com nota da agência, o adiamento da data de liberação do uso do FG nessa faixa foi necessário “para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS)".

"Permanece a possibilidade de antecipação por decisão do Gaispi, mesmo nessas cidades, desde que adotadas as medidas necessárias por parte da EAF”, sinaliza a Anatel.

Solicitação de kits

A Anatel informou também que “quem recebe transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências".

"Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado”, conclui a agência. (Com Agência Estado. Colaboraram Samuel Pimentel e Adriano Queiroz)

SERVIÇO

Informações sobre adaptação de antenas parabólicas e 5G

Site: Siga Antenado
Telefone 0800-729-2404

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

5G telefonia movel anatel tecnologia infraestrutura governo federal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar