Renegociação Fies 2022 com até 99% de desconto começa nesta semana

Para quem está com o pagamento em dia, o refinanciamento do Fies 2022 dará até 12% de desconto; veja detalhes

Começa nesta semana a renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com até 99% de desconto para quem estava com parcelas atrasadas. Para os que estão em dia, a possibilidade é de até 12% de abatimento.

O início do período para renegociar começa a partir desta quinta-feira, 1º de setembro. A lei da renegociação permite ainda o parcelamento em até 150 vezes e garante desconto para quem paga em dia. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para tirar as dúvidas dos estudantes, O POVO explica abaixo como conseguir os descontos, as regras, quem tem direito e como negociar com os bancos.

A lei tem como base a Medida Provisória de número 1.090 de 2021, editada em dezembro de 2021 e aprovada pelo Senado em maio deste ano, quando entrou em vigor. Confira detalhes da renegociação do Fies:

Quem tem direito ao refinanciamento de dívidas do Fies?

De modo geral, qualquer estudante com contrato de financiamento estudantil firmado até o ano de 2017 pode se beneficiar do refinanciamento.

As condições e o percentual de desconto variam de acordo com o perfil de cada aluno e com o tempo de atraso no pagamento. Assim:

  • Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que foram aprovados no Auxílio Emergencial ou que recebem o Auxílio Brasil terão desconto de 92% sobre o valor total da dívida caso tenham parcelas em atrasos há mais de 360 dias 
  • Inscritos no CadÚnico ou aprovados no Auxílio Emergencial com atrasos superiores a 360 dias, cuja data da última prestação prevista em contrato esteja em atraso superior há 5 anos terão 99% de desconto.
  • Demais estudantes, com débitos em aberto há mais de 360 dias, terão direito a descontos de até 77% 

Em todas as três condições acima descritas, será possível o parcelamento em até 15 vezes. Os descontos incluem juros e multas por atrasos e será aplicado nas condições acima descritas apenas para os estudantes com débitos vencidos a mais de 360 dias. Veja demais casos abaixo:

  • Estudantes com débitos com atraso no pagamento há mais de 90 dias e menos de 360 dias, terão direito ao perdão de juros e multas de atraso e 12% de desconto no valor total devido para pagamento à vista da dívida.
  • Caso optem pelo parcelamento, esse poderá ser feito em até 150 vezes, também com perdão total de multas e atrasos que tenham sido aplicadas antes do refinanciamento. 

Quem paga em dia terá desconto na renegociação do Fies 2022?

A portaria que regulamenta o processo de refinanciamento do Fies prevê um desconto específico para aqueles que estão pagando a dívida sem atraso. 

Confira quem tem direito e como conseguir desconto de até 99% no refinanciamento das dívidas do FIES em 2022 com a Caixa e Banco do Brasil
Confira quem tem direito e como conseguir desconto de até 99% no refinanciamento das dívidas do FIES em 2022 com a Caixa e Banco do Brasil (Foto: Reprodução/ Site do Fies)

Conforme o documento, "para os estudantes com zero dia de atraso com o Fies, será concedido o desconto de doze por cento do valor consolidado da dívida".

Assim, mesmo aqueles sem atraso nas parcelas poderão se beneficiar da renegociação do Fies em 2022. O desconto de 12% sobre o saldo restante do financiamento, porém, será válido apenas para quitação da dívida em parcela única, à vista.

Como funciona o parcelamento da dívida do Fies?

Além do desconto oferecido, a lei do refinanciamento do Fies prevê condições especiais para parcelamento do valor em atraso que não for perdoado pelo programa. Dessa forma:

  • Estudantes com dívidas ativas no Fies há mais de 360 dias poderão poderão parcelar o restante do saldo devido, após aplicação do desconto do refinanciamento, em até 15 vezes mensais, com aplicações de juros conforme Sistema Especial de Liquidação e Custódia (TMS).
  • Para o parcelamento nos quinze meses será necessário dar uma entrada com valor equivalente a primeira parcela da renegociação
  • Além disso, as parcelas devem ter valor mínimo de R$ 200
  • No caso do não pagamento de três parcelas consecutivas da renegociação de dívidas do Fies, o estudante perderá o direito ao refinanciamento e o desconto inicial aplicado será cancelado. O atraso de cinco parcelas em qualquer período do contrato de refinanciamento também resulta no cancelamento da negociação.
  • Atraso no pagamento das parcelas após assinatura do aditivo de contrato do refinanciamento do Fies são aplicados juros moratórios de 1% ao mês, ou fração, incidentes sobre o valor da parcela em atraso e multa de 2% sobre o total das parcelas restantes. 

Como conseguir desconto na dívida do Fies?

Conforme o Ministério da Educação, as entidades de ensino superior deveriam ter dado início aos processos de revisão dos contratos para renegociação das dívidas do Fies 2022 no dia 7 de maio deste ano. 

Com isso, após a renegociação da dívida e o pagamento da primeira parcela do novo acordo, os estudantes terão seus nomes retirados dos sistemas de restrição de crédito como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.

A lei não exige troca de financiador para dar entrada no processo de refinanciamento do Fies, já que este ocorrerá por meio de um aditivo ao contrato original.

A partir da nova negociação, os boletos do Fies com os novos valores serão gerados no mesmo site. Os estudantes podem ainda procurar agências bancárias de seus credores para solicitar a renegociação ou esclarecimento de dúvidas sobre o processo. 

Assim, os estudantes podem consultar mais informações sobre a renegociação do Fies 2022 diretamente no site do programa.

Todos os cálculos de desconto levam em consideração o tempo de atraso da dívida com relação à data de publicação da MP, em 31 de dezembro de 2021.

Mais notícias de Economia

Confira mais informações sobre o tema

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

refinanciamento fies como fazer como desconto divida fies regras refinanciamento fies servicos governo federal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar