No Ceará, XP mira investimentos em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes

Entre as cidades na mira estão: Crato, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itapipoca e Iguatu. Juazeiro do Norte e Sobral foram escolhidos como as duas primeiras praças pela empresa

Antes focada no eixo Rio-São Paulo, a XP passa a ter um novo olhar para o Nordeste, o que inclui o Ceará. No Estado, a empresa anuncia a expansão e projetos de negócios em todas as cidades acima de 100 mil habitantes.

Os dois primeiros destinos definidos serão Juazeiro do Norte e Sobral. A empresa já está presente fisicamente em Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para isso, tem investido na capacitação de novos assessores de investimentos locais que conheçam a particularidade de cada região.

Em dois anos de aplicação, registraram um aumento de 2 mil clientes no Ceará, mas não revelam a atual carteira. O market share é de 24% em alta renda.

Aposta na interiorização de investimentos

Segundo o líder regional da XP no Nordeste, Paulo Pereira, a ideia é atuar em cidades com mais de 100 mil habitantes.

Líder regional da XP no Nordeste, Paulo Pereira.
Líder regional da XP no Nordeste, Paulo Pereira. (Foto: Vivian Koblnsky/Divulgação)

"Estamos levando assessoria e educação financeira para quem no imaginávamos. Estamos desmistificando aquela cultura tradicional de poupança e mostrando outras soluções. A ideia é dobrar a participação no Ceará", declara Pereira.

Diante deste cenário, entre as cidades do Estado que estão na mira da XP, além da Capital, estão:

  • Juazeiro do Norte
  • Sobral
  • Crato
  • Caucaia
  • Maracanaú
  • Maranguape
  • Itapipoca
  • Iguatu

Outras cidades que tenham cerca de 80 mil, mas apresentem boas oportunidades de pessoas físicas e empresárias também estão sendo mapeadas.

Energias renováveis

O mercado de energias renováveis tão pujante no Ceará também está nos planos da empresa, apesar de não terem nenhum produto específico para esse perfil de investidor, informou o líder da XP no Nordeste.

Agronegócio

Pereira comenta, ainda, perceberam também no interior do Nordeste um crescimento muito forte do agronegócio.

"Ainda tem muita informalidade, as cooperativas imperam, mas por exemplo, temos soluções financeiras que esse público desconhece. Nosso objetivo é exatamente desmistificar que apenas os investidores de alta renda têm acesso a produtos diferenciados", explica.

Oportunidades

A iniciativa de expandir a carteira de clientes no Estado, possibilita ainda novas oportunidades de empregos por meio do projeto XP Future, que treinar profissionais de qualquer área em futuros assessores.

A jornalista viajou para São Paulo a convite da XP.

Confira fotos do Expert XP 2022:

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar