Meta e AWS vão capacitar 50 mil brasileiros em nuvem, metaverso e marketing digital

Ação da Amazon Web Services e Meta ocorrerá por meio de programa de capacitação gratuito a ser realizado até 2023; veja detalhes

A Amazon Web Services (AWS) e a Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, firmaram parceria para capacitar 50 mil brasileiros em áreas e tecnologias voltadas para serviços relacionados ao armazenamento de dados em nuvem, ao metaverso e ao marketing digital e programação até 2023.

Capacitação será realizada por meio do programa chamado de Portal Tech, anunciado na AWS Summit 2022 em São Paulo, na manhã desta quarta-feira, 3 de agosto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A informação foi revelada por Cleber Morais, diretor geral para o Setor Corporativo da AWS. 

Cleber Morais, diretor geral para o Setor Corporativo da Amazon Web Service
Foto: Beatriz Cavalcante/O POVO
Cleber Morais, diretor geral para o Setor Corporativo da Amazon Web Service

Quem tem direito e como se inscrever nos cursos da Meta e da Amazon Web Services?

Um dos objetivos do programa é ajudar a fechar a lacuna da falta de profissionais de tecnologia. Ação será online e disponível para todo o Brasil.

A parceria entre as marcas é dividida em 25 mil formações pela AWS e mais 25 mil pela Meta. 

O público-alvo é de jovens a partir de 18 anos e adultos, e terá como foco pessoas formadas em escolas públicas e priorizará a capacitação de mulheres, pessoas negras e pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Da parte da Meta, as formações serão em marketing digital e realidade aumentada (Spark AR) pelas plataformas de Blueprint. E da AWS o treinamento em nuvem por meio da da empresa parceira de treinamento Ka Solution.

Porém, serão inicialmemte 2 mil pessoas certificadas, das 50 mil alcançadas com os cursos.

Para se inscrever e maiores informações, basta entrar no portaltechs.com

Como será o programa de capacitação

O programa terá duas fases, com a primeira delas iniciando em agosto, com o objetivo de capacitar as 50 mil pessoas.

A segunda fase será voltada a 2 mil estudantes moradores de 17 cidades – onde a escola profissional Proz Educação tem unidades físicas ou parcerias locais para o uso de computadores – que tenham feito o treinamento inicial e demonstrem interesse em trabalhar com essas tecnologias.

Devido ao perfil, haverá pontos para uso de computadores em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pernambuco, Alagoas e Amazonas. Mas Cleber não descarta que em outra edição do programa esses locais se estendam para outros estados como o Ceará.

Para participar, os candidatos deverão ter cursado o ensino médio em escola pública. Também serão observados critérios de gênero e raça, com prioridade para mulheres e pessoas negras.

Os selecionados serão formados em Introdução à Programação em um curso online e presencial voltado a habilidades técnicas, como introdução à programação em Javascript, introdução a web services, Node JS e bancos de dados.

As cidades onde a Proz Educação tem unidades ou parcerias são: Diadema, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Carapicuíba, Sacomã e Campo Limpo, em São Paulo; Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia, em Minas Gerais; Curitiba; Goiânia; Recife; Maceió e Manaus, Amazonas. Os estudantes que não tiverem computador em casa poderão usar os equipamentos da Proz ou das organizações parceiras.

O objetivo institucional da Proz é compreender as necessidades do mercado e criar cursos que atendam aquele público específico.

Além disso, mil formandos em programação irão se especializar em computação em nuvem e participar de um curso preparatório para a prova de certificação AWS Cloud Practitioner.

Os outros mil receberão treinamento avançado em marketing digital e tecnologias para o metaverso e farão curso preparatório para obtenção de certificações da plataforma do Meta Blueprint.

Metade dos classificados receberá gratuitamente as certificações, de acordo com a performance no curso, e todos receberão suporte na criação de seus currículos e preparação para entrevistas de emprego, assim como serão conectados a oportunidades de emprego em empresas clientes e parceiras da AWS e da Meta que tenham vagas em nuvem, tecnologias para o metaverso e marketing digital.

“Vimos o impacto positivo que as plataformas digitais tiveram nos últimos anos, ajudando pequenas empresas a encontrar sua clientela e a crescer. Queremos seguir estimulando o acesso a este círculo virtuoso por meio da capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, sejam elas jovens que dão os primeiros passos na carreira ou profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho. Olhando para o futuro, vislumbramos muitas oportunidades com o desenvolvimento do metaverso e queremos contribuir para a preparação desses profissionais desde já”, afirma Carol Ferracini, Head de Programas em Políticas Públicas da Meta para o Brasil.

“De um lado, temos um déficit estimado de 530 mil profissionais na área de TI até 2025, de acordo com a Brasscom, e, de outro, 10 milhões de brasileiros desempregados e 40% da população no mercado informal. A AWS está comprometida a conectar essas duas pontas e não poderíamos enfrentar esse desafio sozinhos, por isso contamos com o apoio dos nossos clientes, como a Meta. Por meio desse projeto, as duas empresas investem na geração de oportunidade econômica para grupos sub-representados no setor de tecnologia”, explica Cleber.

Sobre as certificações

Desde 2017, a AWS já treinou 300 mil pessoas em nuvem no Brasil e, mundialmente, a empresa está comprometida a fornecer treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem para 29 milhões de pessoas até 2025.

O Meta Blueprint é um recurso educacional que fornece cursos e treinamentos gratuitos sobre as mais diversas soluções digitais da Meta, como o Facebook, Instagram, Messenger, WhatsApp e também de realidade aumentada, preparados tanto para iniciantes quanto para profissionais mais experientes em diferentes áreas, como ciência de dados, programação e até inteligência artificial.

O Blueprint também fornece certificações que são reconhecidas internacionalmente. Em pesquisa realizada em parceria com a Kantar em oito países, 79% dos entrevistados afirmaram que os funcionários certificados pela Meta contribuem para tornar a empresa mais competitiva e inovadora.

AWS Summit

A AWS Summit é o principal evento anual da companhia no Brasil. Neste ano é realizado nos dias 3 e 4 de agosto, no Transamerica Expo Center, e contará com anúncios e lançamentos com foco em capacitação profissional em tecnologia, soluções para call center e incentivo à pesquisa científica, além da apresentação de cases de clientes.

A jornalista viajou a São Paulo a convite da AWS. 

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

amazon web service brasil metaverso marketing digital dados nuvem empresas tecnologia meta amazon web Services capacitacao empregos inovacao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar