Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Fed: antecipamos que mais altas de juros serão apropriadas

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) antecipou nesta quarta-feira, 27 que novos aumentos nas taxas de juros serão apropriados, em decisão divulgada hoje. A instituição elevou a taxa dos Fed Funds em 75 pontos-base, para a faixa entre 2,25% e 2,50% ao ano.

"Os indicadores recentes de gastos e produção suavizaram. No entanto, os ganhos de emprego foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia e pressões mais amplas sobre os preços", diz o documento, que também cita que a guerra da Rússia contra a Ucrânia está criando uma pressão ascendente adicional sobre a inflação e pesando sobre a atividade econômica global.

Neste cenário, o Fomc ficará "altamente atento" aos riscos de pressão inflacionária e se mantém "fortemente comprometido" em retornar a taxa de inflação à meta de 2% ao ano. O Fed ainda assegura que continuará a monitorar as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O Comitê estaria preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado, caso surjam riscos que possam impedir a realização dos objetivos do Comitê", diz o texto. "As avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação e desenvolvimentos financeiros e internacionais", completa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar