Fábrica da Vestas em Aquiraz atinge marca de 4GW em turbinas eólicas

A fábrica da Vestas em Aquiraz (a 32 km de Fortaleza) atingiu a marca simbólica de 4 GW em turbinas eólicas da plataforma 4 MW, após três anos de operação. Segundo a empresa, um quarto desse total foi produzido somente nos últimos oito meses.

Desde que começou a operar a fábrica da gigante dinamarquesa do setor eólico em Aquiraz já produziu 953 aerogeradores dos modelos V150 4.2 MW e V150 4.5 MW. Os 4GW de capacidade, adicionados à matriz energética brasileira pela unidade fabril cearense, correspondem a 2,5% do total produzido pela empresa em 87 países. A Vestas emprega em sua fábrica no Ceará um total de 126, de um total de 29 mil colaboradores ao redor do mundo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No comunicado sobre a marca alcançada, a empresa destaca que “a qualidade, a eficiência e a escala na cadeia de abastecimento cresceu e foi otimizada para responder às necessidades do mercado local e global. A tecnologia full-converter desses modelos oferece a capacidade técnica ideal para enfrentar os desafios atuais e futuros apresentados pela transição energética no Brasil”.

O informe acrescenta que “graças às suas capacidades de Smart Data e 133 GW de aerogeradores que a Vestas opera e mantém em todo o mundo, a empresa dispõe de uma grande quantidade de dados que lhe permite interpretar, prever e obter o máximo desempenho do recurso eólico”.

De acordo com a Aneel, cerca de 48% da matriz elétrica cearense tem origem eólica e quase 10% origem solar fotovoltaica, ambas fontes de energia renováveis.

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

energia energia eolica energias renovaveis vestas aquiraz empregos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar