Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Dia Livre de Impostos: Fortaleza terá 200 lojas com descontos de até 70%; confira

Lojistas dos Shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, além das lojas de rua de toda a Cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza, participarão da iniciativa

O Dia Livre de Impostos em Fortaleza reúne cerca de 200 lojistas e ofertará produtos com descontos de até 70%. O abatimento nos preços ocorre amanhã, quinta-feira, 2 de junho, e chama a atenção para a cobrança de tributos estaduais e federais no preço final repassado ao consumidor. 

Lojistas dos Shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, além das lojas de rua de toda a Cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza, participarão da iniciativa. Entre as que aderiram à campanha estão Magazine Luiza, Cervejaria Turatti, Acal Home Center, Óticas Visão e o Supermercado Pinheiro, que participa pela primeira vez, com as 16 unidades do Estado.

Estimativa é de que ao menos 200 lojas ofertem descontos durante o Dia Livre de Impostos. A lista completa com todas as participantes está disponível no site da CDL Jovem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com relação aos produtos, os descontos variam a depender da categoria. Os óculos de sol, por exemplo, terão abatimentos de até 44,18%. Os de grau, por sua vez, terão até 45,31%.

Itens de perfumaria nacional estarão em oferta com preço 69,13% menor do que o usual. As cervejas também entram na lista e serão comercializadas com até 42,69% de descontos.

Dia Livre de Impostos

Em Fortaleza, a iniciativa é promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). Durante a ação, toda carga tributária, estadual e federal, será abatida dos preços finais dos produtos. Objetivo é chamar atenção para o peso dos tributos no custo final ao consumidor.

“Essa ação é importante para protestarmos contra a alta carga tributária. Não é uma campanha contra o tributo, mas contra sermos um dos países de maior arrecadação no mundo e um dos que menos devolve para a sociedade”, pontua Roberto Leite Júnior, presidente da CDL Jovem.

Durante a ação, os lojistas irão arcar com o valor dos impostos, não repassando essa carga para o consumidor. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o impacto dos impostos sobre o preço final dos produtos varia de 15,52% a 78,43%. Desde o início do ano, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o "Impostômetro", ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

"Nós trabalhamos 163 dias por ano apenas para pagar impostos. [No Dia Livre de Impostos] teremos vários produtos comercializados sem o valor de imposto. Este custo será arcado pelo lojista, para que o consumidor possa sentir no bolso como é grande a parcela do imposto que é paga no produto”, complementa Roberto.

Happy Hour sem imposto

Durante o início da noite da quinta-feira, 2 de junho, algumas lojas da praça de alimentação do Shopping RioMar Fortaleza irá aderir ao Dia Livre de Impostos durante o Happy Hour, período em que tradicionalmente os produtos já são vendidos com descontos. 

Ação ocorrerá das 17h às 21h e terá como destaque a participação da Cervejaria Turatti e do restaurante Tio Armênio. O momento contará ainda com apresentação da Banda Sun e show do DJ Saulo Torres.

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar