Restituição do Imposto de Renda 2022: saiba data do tributo
Faltam menos de duas semanas para o fim do prazo de entrega da declaração do imposto de renda. Pode receber a restituição quem pagou mais impostos do que deveria
Faltando menos de duas semanas para o fim do prazo de declaração do Imposto de Renda em 2022, cerca de 12 milhões de pessoas ainda não declararam o tributo à Receita Federal. O Estado espera receber contribuições de 34,1 milhões de cidadãos até o dia 31 de maio.
Em 2022, o Imposto de Renda completa 100 anos desde que foi instituído em 1922. Inicialmente, Lei Orçamentária de 31 de dezembro de 1922, que regia a cobrança do tributo, tinha apenas um artigo e oito incisos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Desde então, os valores arrecadados têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil, financiando a saúde, educação, segurança e inúmeros serviços públicos prestados ao cidadão brasileiro", conforme está escrito em site do Governo Federal.
Imposto de Renda 2022: o que é restituição do IR?
A restituição do Imposto de Renda corresponde ao valor que o contribuinte pagou a mais de imposto durante o ano anterior. Tem o direito de recebe a restituição do IR a pessoa que, ao declarar o tributo à Receita Federal, pagou mais impostos do que deveria.
Para que o contribuinte seja ressarcido, basta consultar o site ou o aplicativo da Recita Federal para verificar se há algum valor que receber.
Calendário do Imposto de Renda 2022: veja data de restituição do IR
Neste ano, o calendário de restituição do Imposto de Renda prevê o pagamento em cinco lotes, de maio a setembro.
- 1º lote - 31 de maio
- 2º lote - 30 de junho
- 3º lote - 29 de julho
- 4º lote - 31 de agosto
- 5º lote - 30 de setembro