Participamos do

Previsão de reajuste nos planos individuais de saúde é de 16%, diz especialista

Utilização maior dos usuários em 2021 e retomada das cirurgias eletivas estão entre as justificativas da elevação
12:25 | Abr. 06, 2022
Autor Carol Kossling
Foto do autor
Carol Kossling Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após o anúncio do aumento nos preços dos remédios chegar a quase 11%, é a vez dos planos individuais de saúde sofrerem reajustes, a partir de maio. De acordo com o advogado e ex-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Rogério Scarabel, a elevação deste ano ficará entre 16,3% até 16,5% no teto do plano individual das operadoras de todo o País.

“Estes reajustes são para contratos individuais e um teto máximo, ou seja, não são todos operados, pois as operadoras têm liberdade de dar um reajuste menor, mas será alto de qualquer maneira”, reforça em entrevista para o jornalista Jocélio Leal da rádio O POVO CBN.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De forma geral, o argumento para o aumento atual foi pautado pelo maior acionamento em 2021, num cenário pós-lockdown em que o número de uso e realização de cirurgias eletivas cresceu.

“Houve sim um aumento no uso e precisamos entender a inteligência da metodologia de preço. Ela tem 80% do seu cálculo baseado na utilização, na variação de despesa. Estão sendo utilizados os custos de 2021, comparado aos de 2020. É essa comparabilidade que tem o percentual”, explica Scarabel.

Já os outros 20% da composição do custo é baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que também teve aumento inflacionário na casa dos 10%. “Tudo isso colaborou para que esse percentual aumentasse na faixa de 16%”, justifica o advogado.

Confira entrevista na O POVO CBN a partir de 1h39min

 

PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar