Com pandemia, Fraport comemora entrega das obras de março de 2020 dois anos depois

A solenidade da fase 1B das obras do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a Fraport Brasil, estava agendada, inicialmente, para março de 2020

Dois anos após entregar a fase 1B das obras do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a Fraport Brasil comemorou na terça-feira, 22, a entrega das ações de ampliação. A empresa frisa em comunicado que o agendamento da solenidade foi adiado de março de 2020 para este ano devido à pandemia de Covid-19. 

No histórico de entregas da concessionária no equipamento nestes cinco anos de atuação em Fortaleza, houve primeiro intervenções nos sistemas operacionais, iluminação, banheiros, wi-fi e sinalização. Em abril de 2018, houve obras de ampliação do Terminal de Passageiros e, paralelamente, a reforma da estrutura existente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Depois veio a unificação das salas de embarque doméstico e, em maio de 2019, o acesso ao embarque internacional também ganhou mais espaço, com a área de controle de segurança e passaporte aumentada. No mesmo mês, um novo viaduto foi inaugurado, que ligou a av. Senador Carlos Jereissati ao piso de desembarque.

Já em junho de 2019, os passageiros ganharam mais espaço no embarque e desembarque internacional, além de novos sanitários, balcões de imigração, esteira de bagagem com tecnologia de padrão internacional e elevadores.

Também foi entregue uma nova área de check-in, com 40 balcões de atendimento para voos domésticos e 20 posições para voos internacionais. Uma nova via foi implementada para possibilitar o acesso direto ao novo local de check-in (piso 1).

Em outubro de 2019, parte da área de expansão na sala de embarque foi liberada. Ainda foram entregues duas novas esteiras de restituição de bagagens, completando a área que já havia recebido outras três novas esteiras.

Com isso, todas as partes de restituição de bagagens completaram a área que já havia recebido outras três novas esteiras. 

No fim de 2019, chegou o leitor automático de cartão de embarque, o BCBP (Bar Coded Boarding Pass). Foram instaladas oito máquinas antes do canal de inspeção do embarque doméstico e seis no acesso ao embarque internacional. Também foi entregue uma passarela interna, que leva os passageiros do check-in até a área de embarque, além da abertura de seis das oito novas pontes de embarque.

O sistema de som foi substituído, o PAS (Public Address System) que tem a função de informar aos passageiros e usuários sobre voos, alertas, entre outras informações.

Paralelo às obras houve melhorias e construções no airside (lado ar – onde operam as aeronaves). As taxiways (vias de circulação das aeronaves) Alfa, Delta, Lima, Juliet, Kilo e Oscar foram reformadas, além da instalação de 7.500 metros de cerca patrimonial e reformadas as vias de serviço.

Sobre a pista, as obras de infraestrutura foram entregues em julho de 2020. A partir de agosto de 2021, já foi homologada para utilização, junto com duas novas taxiways (vias de taxiamento) e com as áreas de segurança (Resas) nas cabeceiras 13 e 31.

Houve expansão de 210 metros da pista, que passou de 2.545 metros para 2.755m para pouso e decolagem na cabeceira 31.

A outra cabeceira (13) também passou a operar com 2.755 metros permitidos para decolagens, mas com 2.613 metros para pousos. Para que extensão possa ser utilizada também para pousos, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) deverá instalar, em breve, o novo ILS (equipamento de auxílio para pouso). 

 

Em comunicado, a empesa informa que todas as intervenções de infraestrutura aeroportuária previstas no contrato de concessão foram concluídas pela Fraport Brasil antes do prazo, em julho de 2021.

PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aeroporto de fortaleza aeroporto fraport fraport brasil empresas aviacao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar