Valores a Receber: site do BC volta amanhã, 14; veja como consultar

Site que mostra se brasileiro tem dinheiro esquecido em bancos ou outras instituições financeiras volta nesta segunda-feira (14/02); transferências poderão ser feitas a partir do dia 7 de março de 2022

Após grande volume de acessos nas últimas semanas, o Banco Central (BC) volta a liberar a partir de amanhã, 14, a verificação de dinheiro esquecido por brasileiros nos bancos. O novo site estará disponível nesta segunda-feira para os serviços de consulta dos valores, além de informativos sobre os procedimentos de transferência do dinheiro. Estimativa é que exista R$ 4 bilhões a serem devolvidos a cerca de 28 milhões de pessoas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para acessar os Valores a Receber, os interessados devem ter acesso à conta da plataforma Gov.Br através do CPF ou CNPJ para consultar o serviço. Caso tenha valores a receber, no momento da consulta, o usuário receberá uma data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 7 de março de 2022.

A autoridade financeira reforça que o único site para consulta e solicitação dos valores é o do Valores a Receber. O BC também não envia links através de aplicativos como WhatsApp ou Telegram e não entram diretamente em contato com a pessoa para tratar de valores a receber ou confirmar os dados. 

Valores a Receber: passo a passo para acesso

  • Use o CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
  • Caso sim, guarde a data informada pelo sistema;
  • Acesse ou crie seu login na plataforma Gov.br - é possível fazer o cadastro gratuito pelo site, pelo aplicativo Google Play ou App Store; atenção: é necessário ter um cadastro na plataforma em nível prata ou ouro para solicitar os recursos.
  • Na data informada pelo sistema, acesse novamente o site Valores a Receber e use o login da plataforma Gov.br para acessar o sistema;
  • Veja o valor disponível e solicite a transferência do valor.

Valores a Receber: e se eu perder a data de acesso?

Caso o usuário perca sua primeira data de resgate, será necessário acessar novamente o site do BC em outro dia e o sistema vai informar uma nova data para consulta e saque. Nesse período de tempo, os recursos continuam guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando a devolução.

Valores a Receber: o que é o site?

O serviço do Banco Central (BC) permite que o usuário consulte se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou instituição financeira; caso tenha, é através deste site que o valor é resgatado. Até então, podem ser consultados valores referentes a:

  • contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível;
  • tarifas cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado compromisso de devolver com o BC;
  • parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado compromisso de devolver com o BC;
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • e recursos não procurados de grupos de consórcios encerrados.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

valores a receber bc banco central Sistema Valores a Receber acesso gov.br

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar