Consulta no Banco Central por CPF: como fazer e pedir valores esquecidos

A consulta e devolução de valores estão divididas em duas fases. No site ou aplicativo do Banco Central do Brasil dá para consultar por CPF ou CNPJ o valor a receber

O Banco Central do Brasil (BC) informou hoje, segunda-feira, 24, que já está disponível o serviço Valores a Receber, sistema que permite que cidadãos e empresas consultem se têm algum dinheiro esquecido a receber em bancos e demais entidades do sistema financeiro. 

A consulta pode ser feita na página Minha Vida Financeira, no site do BC, apenas usando o CPF ou CNPJ da empresa. É possível acessar também pelo aplicativo do BC, caso tenha feito a biometria facial. No entanto, o site está fora do ar. Informação foi repercutida nesta noite pelo Jornal Nacional, da TV Globo, o que deve ter aumentado a procura e provocado a queda do site.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Valores esquecidos no Banco Central: como consultar e fazer cadastro

Passo 1 – Realizar consulta

  1. Clique aqui para acessar a página Valores a Receber, no site do BC. No final, acesse o item "Consulta ao Relatório Valores a Receber";
  2. Aperte em "Iniciar Consulta", forneça número de CPF ou CNPJ, preencha a verificação digital de caracteres e, por fim, aperte em "Consultar";
  3. O sistema então irá informar se existem ou não recursos a serem resgatados. Se o resultado for positivo, será necessário acessar o Registrato, portal do BC, que precisa de cadastro.

Passo 2 – Fazer cadastro no Registrato

  1. Acesse a página do Registrato e selecione a opção de cadastro pelo Banco Central;
  2. Na primeira fase do cadastro, é necessário informar dados como CPF, data de nascimento e primeiro nome da mãe;
  3. Feito isso, o site gera uma frase de segurança que precisa ser validada no site (internet banking) do banco em que a pessoa tem conta;
  4. Acesse o site de seu banco e procure pelo serviço "Registrato"; nele, digite a frase e a chave de segurança exatamente como foram fornecidas pelo site do BC;
  5. Após a validação do banco, retorne à página do Registrato e finalize o cadastro, criando uma senha.

Passo 3 – Solicitar o valor

  1. Na página do Registrato, digite login e senha, conforme o cadastro;
  2. Em seguida, clique em "Valores a receber" para ver a quantia de recursos disponíveis;
  3. Caso haja o botão "Solicite aqui", significa que o banco respectivo aderiu ao termo do BC e o valor será enviado à sua conta via Pix em até 12 dias úteis;
  4. Caso haja o botão "Solicitar via instituição, significa que o banco respectivo não aderiu ao termo do BC e precisa ser contatado via telefone para combinar a devolução.

Valores esquecidos no Banco Central: como resgatar 

As informações disponibilizadas são de responsabilidade das próprias instituições, mas o Banco Central estima que há cerca de R$ 8 bilhões de recursos nesta condição. Na época do anúncio do sistema, em junho de 2021, a autarquia disse que é comum que as pessoas não saibam ou não se lembrem da existência dos saldos.

"Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores", afirmou o BC nesta segunda-feira, em nota.

As pessoas físicas e jurídicas que têm valores a receber poderão solicitar o resgate via Pix no Registrato, sistema do BC em que a população pode consultar informações financeiras como empréstimos em seu nome, dívidas com órgãos públicos, entre outras.

Segundo o órgão, a partir da terça-feira, 25, as instituições autorizadas que tenham valores a devolver receberão documento com os dados dos usuários que já solicitaram a devolução com indicação de chave Pix, e terão 10 dias úteis para fazer a transferência.

"No caso das instituições que não aderiram ao Termo de Adesão, a devolução deverá ser feita na forma acordada entre as partes após o contato do usuário pelos canais da instituição informados no sistema", disse o BC.

Consulta e devolução dos valores no Banco Central: como vai funcionar

Consulta e devolução de valores estão divididas em duas fases. Na 1ª etapa, já disponível, são cerca de R$ 3,9 bilhões de valores a serem devolvidos, com recursos de conta corrente ou poupança encerradas com saldo disponível, além de tarifas, parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente (com devolução prevista em Termo de Compromisso do banco com o BC).

Ainda estão incluídos nessa fase cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito, assim como recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

O Banco Central do Brasil prevê que a 2ª fase deve ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2022. Nessa etapa, estarão disponíveis recursos de: tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; entre outros.

Atualizada às 10 horas de 25/01/2022

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

banco central consulta banco central banco central do brasil banco central consulta cpf minha vida financeira banco central valores

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar