PMI de serviços (preliminar) da Alemanha cai a 48,4 em dezembro

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da Alemanha caiu de 52,7 em novembro a 48,4 na leitura preliminar de dezembro, na mínima em 10 meses, segundo informou a IHS Markit nesta quinta-feira, 16. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam queda menor, a 51,0.

O PMI industrial alemão, por outro lado, subiu de 57,4 a 57,9 na mesma base comparativa. Neste caso, as projeções apontavam para recuo a 56,7. Ainda assim, tudo somado, o PMI composto, que engloba indústria e serviços, cedeu de 52,2 a 50 na primeira divulgação deste mês, no menor nível em 18 meses.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Apesar dos números um tanto sombrios, houve uma série de conclusões mais positivas da pesquisa preliminar de dezembro, incluindo um aumento no crescimento da manufatura e confiança empresarial resiliente", disse o diretor associado de economia da IHS Markit, Phil Smith.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Alemanha PMI dezembro preliminar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar