Participamos do

Zona do euro: PIB cresce 2,2% no 3º trimestre; CPI acelera com força em outubro

07:38 | Out. 29, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 2,2% no terceiro trimestre de 2021 ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pela Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia. O resultado superou a previsão de analistas consultados pela FactSet, de alta de 2%. Na comparação anual, o PIB do bloco se expandiu 3,7% entre julho e setembro. Neste caso, o consenso da FactSet também era de aumento menor, de 3,5%.

CPI

Também foi divulgada hoje pela Eurostat a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro - que atingiu 4,1% em outubro, acelerando fortemente em relação à alta de 3,4% observada em setembro, segundo dados preliminares.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A prévia deste mês, a mais alta desde julho de 2008, também deixa a inflação do bloco ainda mais distante da meta do Banco Central Europeu (BCE), que busca uma taxa de 2%. O núcleo do CPI, que desconsidera os preços de energia e de alimentos, teve acréscimo anual de 2,1% em outubro. Com informações da Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags