Participamos do

FGV: confiança de serviços sobe 1,8 ponto em outubro ante setembro, a 99,1 pontos

08:42 | Out. 28, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Jornal
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 1,8 ponto na passagem de setembro para outubro, na série com ajuste sazonal, para 99,1 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira. Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 0,4 ponto.

"A confiança de serviços voltou a subir em outubro, recuperando grande parte da queda de setembro. O resultado favorável desse mês foi influenciado pela melhora da percepção sobre a situação atual e uma reavaliação positiva das perspectivas sobre os próximos meses. Esse resultado parece confirmar que o setor de serviços continua se beneficiando com as flexibilizações e sendo puxado pelos segmentos que mais sofreram ao longo da pandemia. A expectativa para os próximos meses é de continuidade do cenário positivo caso se confirme uma sustentação da confiança dos consumidores nos próximos meses", avaliou Rodolpho Tobler, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 2,3 pontos, para 94,6 pontos. O Índice de Expectativas (IE-S) cresceu 1,3 ponto, para 103,6 pontos, mantendo-se na região de otimismo (acima dos 100 pontos) pelo quarto mês consecutivo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em outubro, houve melhora em cinco dos sete principais segmentos pesquisados, com destaque para os serviços prestados às famílias, que voltaram a ficar acima da média dos demais segmentos, o que não ocorria desde o início da pandemia.

"Esse resultado sugere que o andamento do calendário de vacinação e o enfraquecimento da pandemia influenciam positivamente a retomada da atividade dos segmentos que demandam presença física das pessoas", completou Tobler.

A coleta de dados para a edição de outubro da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.518 empresas entre os dias 1º e 26 do mês.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags