Itaú lança, em parceria com Google e Amazon, comando de voz para projeto "Leia para uma Criança"

O projeto foi desenvolvido com especialistas em linguística infantil e uma equipe de roteiristas, além de pedagogas

No Dia das Crianças, o Itaú lança, em parceria com Amazon e Google, o comando de voz Léia, que passa a integrar o programa Leia para uma Criança. O recurso de inteligência artificial estreia nesta terça-feira, 12, com três títulos da literatura infantil brasileira, que podem ser acessados gratuitamente por meio de smartphones e dispositivos como Alexa e Google Assistant.

As primeiras histórias contadas por Léia são Super Protetores, de Jessé Andarilho; Sovaco da Cobra, de Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira; e A Flor que Chegou Primeiro, de Mayara de Aleluia Pereira. Todos já disponíveis na Estante Digital do Leia para uma Criança. Em novembro, mais cinco livros serão incluídos no catálogo da Léia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine



“A tecnologia é um pilar fundamental para as três empresas envolvidas nessa iniciativa e que tem muito a contribuir com a educação”, diz Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional do Itaú Unibanco. “Por meio dela, oferecemos o conteúdo dos livros por um novo canal e de forma interativa, de modo que a conversa entre a criança e o adulto vá além da história que está sendo contada, levando elementos dela para a vida real de quem está dividindo essa experiência de leitura."

Para a Amazon a parceria está em linha com o que acredita a empresa. “A Amazon tem uma história muito ligada a livros e literatura. Ficamos muito felizes em ter a skill Léia, do Itaú, para nossos clientes acessarem pela Alexa”, diz Talita Bruzzi Taliberti, Country Manager para Amazon Alexa no Brasil. Para acessar pela plataforma basta pedir, Alexa, abrir Leia para uma criança”.

"Agora, todos os pais e crianças no Brasil que utilizam o Google Assistente poderão ouvir e compartilhar essas belas obras, usando apenas um comando: 'Ok Google, falar com Leia para uma Criança'", comenta Marco Oliveira, líder de parcerias do Assistente do Google para a América Latina.

Como funciona


A Léia funciona com os sistemas operacionais iOS e Android, em smartphones com comando de voz, e também na Alexa e no Google Assistant. Para tornar a leitura mais acessível e estimular a interação, fortalecendo o vínculo entre a criança e seu cuidador, o robô faz pausas na contação de história para sugestões como “Que tal conversar sobre o tema dessa história? ” e “Que tal fazer um desenho bem bacana sobre o livro? ”, para instigar a interação e a imaginação das crianças.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

projeto leia para criança projeto leitura itau itau unibnco google amazon

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar