Restituição IR 2021: Receita paga R$ 562 milhões no 5º lote; veja como consultar
O crédito bancário para os contribuintes que declararam residência no Ceará será realizado no dia 30 de setembro; consulta pode ser feita no site da Receita Federal
A Receita Federal dá início a processo de liberação do quinto (5º) lote de restituição do Imposto de Renda (IRPF) de 2021. O lote estará disponível para consulta a partir das 10 horas da manhã de hoje, quinta-feira, 23 de setembro. No Ceará, serão contemplados 7.489 contribuintes entre prioritários e não prioritários.
O valor total a ser repassado para cearenses é de R$ 12 milhões e contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. Em nível Brasil, o crédito bancário será para 358.162 contribuintes, no valor total de RS 562 milhões.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As datas de pagamento dos lotes de restituição do IR 2021 ocorrem sempre no último dia útil de cada mês, sendo o repasse automático e direto para conta bancária informada por cada contribuinte no ato do envio da declaração do imposto de renda deste ano. Assim, o quinto lote será pago no dia 30 de setembro.
O crédito bancário para os 7.489 contribuintes que declararam residência no Ceará aplicará R$12.190.935,32 na economia do Estado. A consulta da restituição do IR 2021 pode ser feita online, de forma gratuita. O POVO mostra abaixo como fazer a consulta do 5º lote de restituição do IRPF 2021 e o que fazer se o valor não cair na conta.
Como consultar a restituição do IR 2021
>> Clique no "Meu Imposto de Renda"
>> Em seguida, em "Consulta a Restituição" - a página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
>> Atenção! Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
>> A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
>> O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda.
O que fazer se a restituição não for paga
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço bb.com.br/irpf , ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Quem tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
A consulta ao site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
O que fazer se não receber o valor da restituição do Imposto de Renda?
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente