Powell: Fed 'ainda não decidiu sobre o tapering nem sobre seu ritmo'

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira, 22, afirmou que o conselho do Fed "ainda não decidiu sobre o tapering nem sobre seu ritmo", mas adiantou que o processo de redução nas compras de bônus pela autoridade monetária tende a ser "muito gradual". Powell notou ainda que o ritmo da redução nas compras pode ser alterado para mais ou para menos durante o processo, a depender do quadro.

Durante entrevista coletiva, Powell disse que o país segue com desequilíbrios no mercado de trabalho, mas acredita que eles serão resolvidos. Em sua visão, por muitas métricas, a criação de empregos no país está "apertada". Um dos desequilíbrios citados por ele foi a desigualdade nas taxas de desemprego entre diferentes grupos étnicos nos EUA.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outro tema destacado foram as expectativas de inflação no país, que Powell reconheceu terem "subido um pouco nas nossas projeções". Segundo o dirigente, a autoridade segue bastante atenta às expectativas para os preços. Por sua vez, em sua visão, o salto nas expectativas de inflação em grande medida compensam a fraqueza anterior nessa frente enfrentada anteriormente pelo país.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA FED juros Powell taperinh

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar