Universal Music estreia na Bolsa de Amsterdã avaliada em mais de 45 bi de euros

A Universal tem sede em Santa Monica, perto de Los Angeles, nos Estados Unidos, e superou a crise do MP3 e da pirataria musical para se reinventar, obtendo bilhões de dólares de receita com o streaming

A maior gravadora do mundo, Universal Music Group (UMG), fez uma grande estreia nesta terça-feira (21) na Bolsa de Amsterdã, com uma avaliação de mais de 45 bilhões de euros (52,8 bilhões de dólares).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O bilionário francês Vincent Bolloré assumiu o controle do UMG por meio da Vivendi em 2014. A Universal tem sede em Santa Monica, perto de Los Angeles, nos Estados Unidos, e superou a crise do MP3 e da pirataria musical para se reinventar, obtendo bilhões de dólares de receita com o streaming.

A Universal possui os célebres estúdios de Abbey Road, que registraram gravações dos Beatles e muitos anos depois de Lady Gaga, Kanye West e Amy Winehouse; da EMI Records, que tem Justin Bieber, Keith Richards e Metallica; e da Capitol Records, com Katy Perry e Paul McCartney. Bob Dylan se uniu no ano passado ao catálogo da gravadora.

Ao considerar que se tratava de um momento oportuno, Bolloré decidiu abrir o capital da Universal este ano e distribuir 60% das ações aos acionistas existentes da Vivendi - incluindo ele mesmo.

As ações da Universal tinham cotação de 25 euros por volta das 7h20 (horário de Brasília), quase 38% acima do preço de lançamento, fixado em 18,50 euros na segunda-feira à noite.

Este preço de referência inicial deveria levar a avaliação a quase 33,5 bilhões de euros, mas a cotação atual elevou para mais de 45 bilhões de euros.

"O nível mais elevado a cotação das ações na estreia comprova que os investidores têm uma boa opinião sobre a empresa", comentou à AFP Casper de Vries, professor da Universidade Erasmus de Rotterdã.

O preço da Vivendi, que está listada na Bolsa de Paris, operava em queda de 14,6%, a 10,13 euros. O grupo agora possui apenas 10,13% do capital da UMG.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

economia universal music estreia bolsa amsterda Holanda mercado música empresas ações Kanye West Justin Bieber Amy Winehouse Lady Gaga Katy Perry Metallica Paul McCartney Keith Richards

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar