Atividade econômica no Ceará cresce acima da média do Nordeste

No acumulado do ano até julho, o Índice de Atividade Econômica (IBC-R) do Ceará acumula alta de 4,53%, acima da média dos estados nordestinos (3,95%), segundo dados do Banco Central

O nível de atividade econômica no Ceará cresceu 0,36 % na passagem de junho para julho. Em comparação com julho de 2020, a alta é de 3,01%. Os dados do Índice de Atividade Econômica (IBC-R) divulgados nesta quinta-feira, 16, pelo Banco Central, mostram que o desempenho da economia cearense no acumulado do ano, de 4,53%, é melhor do que a média do Nordeste (3,95%).

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O IBC-R, considerado uma espécie de prévia do PIB, é utilizado pelo Banco Central para avaliar a evolução mensal da atividade econômica no País. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

No caso do Ceará, os dados mostram que, em 12 meses, o indicador apresenta alta de 2,87%. No segundo trimestre, o nível de atividade econômica subiu 1,92% em relação ao trimestre imediatamente anterior. No comparativo com igual período de 2020, a alta é de 7,02%.

Já a economia do Nordeste apresentou variação positiva de 0,44% no mês e crescimento de 5,58%, no comparativo com julho de 2020, segundo dados do Banco Central. No acumulado do ano, no entanto, o avanço é de 3,95% e de 2,24% em doze meses.

No Brasil, a atividade econômica brasileira apresentou o segundo mês consecutivo de alta em julho, embora o ritmo de avanço tenha se reduzido. Os dados divulgados no dia 15 mostram que o Índice de Atividade (IBC-Br) subiu 0,60% em julho ante junho e houve crescimento de 5,53% em relação a igual mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o indicador também ficou positivo, em 3,26%.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar