Com modalidade de saque, troco, offline e até sem saldo; veja novos recursos do Pix

Em funcionamento há nove meses, o Pix já foi utilizado por 3,6 milhões de cearenses pelo menos uma vez. Confira, com exclusividade, lista com detalhes dos novos recursos e ferramentas do Pix

Em entrevista exclusiva ao O POVO, Ângelo Duarte, chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, antecipa detalhes dos principais novos recursos a serem implementados no sistema de pagamento instantâneo, Pix, até o fim de 2022. 

Em funcionamento há nove meses, o Pix já foi utilizado por 3,6 milhões de cearenses pelo menos uma vez, conforme dados do Banco Central repassados com exclusividade ao O POVO. Ao todo, cerca de 170 mil empresas formais do Ceará utilizam a tecnologia em transações comerciais. Em julho último, a movimentação financeira no Ceará por Pix foi de R$ 10,9 bilhões.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além de pequenos empreendedores, feirantes e vendedores ambulantes também passaram a incorporar a tecnologia em suas atividades. Agilidade, praticidade e ausência de taxas são as principais vantagens associadas a ampla disseminação do pagamento digital no comércio cearense.

Um dos principais impactos é a dinamicidade conferida para as relações comerciais em todo território cearense, permitindo uma intensificação do empreendedorismo digital e uma aceleração da movimentação econômica no Interior do Estado. 

"Antes, o morador do Interior muitas vezes precisava ir para uma cidade vizinha ou município próximo para ter acesso a serviços financeiros como saque. Isso fazia com que ele acabasse aplicando aquele dinheiro naquela região e não na que mora ou trabalha. Com o Pix, isso muda, os ecossistemas econômicos locais passam a ser muito mais dinâmicos", avalia Ângelo. 

O representante do Banco Central, entidade reguladora do Pix, antecipa com exclusividade ao O POVO alguns dos novos recursos a serem implementados no Pix, de modo a tornar a ferramenta ainda mais completa. Confira todas as novidades:

Veja novos recursos e funções do Pix, como opção de saque, troco e as operações sem internet ou saldo

Em setembro:

Lançamento do serviço da ferramenta que permitirá agendamento no Pix. Assim, os usuários poderão agendar pagamento por meio do Pix, não correndo mais o risco de esquecer de realizar a operação.

Em novembro:

Entra em operação o recurso de segurança que permitirá ao usuário solicitar o estorno de uma transferência realizada em caso de suspeita de fraude. O mecanismo contará com duas etapas de verificação: a primeira diz respeito à instituição financeira do próprio usuário, que deverá ser acionada assim que for percebida a possibilidade de fraude; ela então entrará em contato com o banco para o qual foi destinado o valor questionado que deverá bloquear a conta de destino do Pix. 

Assim, as entidades financeiras terão sete dias para investigar o ocorrido junto com os envolvidos e decidir se retornam o valor do Pix para a conta do cliente ou se foi um registro falso de suspeita de fraude. 

Ainda em 2021:

Nas próximas semanas será lançado a opção "Pix Troco". O recurso permitirá aos usuários de Pix o saque em espécie de valores mediante transferência para contas de empresas de médio e grande porte. Permitirá também que o cliente realize compras em um estabelecimento e pague com um Pix, possa transferir um valor a mais para a empresa, que devolverá o valor excedente, em cédulas, para o cliente.

A opção de "Pix Saque" será lançada em conjunto e permitirá que, sem a necessidade de compra nos estabelecimentos, o usuário possa fazer um Pix para a empresa, de modo que receba o exato valor da transferência na forma de dinheiro em espécie. A limitação inicial de ambas as funcionalidades está sendo estudada em R$ 500. 

O Banco Central também está operacionalizando a possibilidade de lançamento, ainda de 2021, do "Pix Offline". O recurso ofertará um caminho para que o cliente possa pagar suas compras por meio de um Pix, ainda que não tenha acesso a internet naquele momento.

Com este recurso, o cliente irá gerar um QR Code a ser lido pelo aplicativo bancário usado pelo comerciante. Após a leitura, o cliente deverá digitar, no celular do vendedor, o código de confirmação previamente cadastrado, autorizando assim a transação.

Em 2022:

O principal lançamento do Pix para o próximo ano consiste em uma operação a crédito. Chamado de "Pix garantido", o recurso dará o direito ao usuário de realizar um Pix, ainda que não tenha saldo em conta. 

Antes da transferência ser feita utilizando este recurso, o destinatário do Pix deverá estabelecer um período de tempo, de no máximo 30 dias, para receber o valor referente àquela transferência. Após tal definição, o banco usado pelo cliente que está realizando o Pix irá cobrir o valor que o usuário deseja transferir, garantindo assim o pagamento ao comerciante.

O Banco Central pontua que nesta operação, cada instituição financeira definirá um limite de transferência do gênero para cada cliente e que após a utilizando de parte do valor destinado, o usuário deverá pagar ao banco, funcionando como uma espécie de transferência de crédito. 

Fonte: Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central

Veja vídeo explicando todas as novidades do Pix

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PIX CEARÁ USO PIX EMPRESAS PIX SAQUE PIX TROCO PIX OFFLINE SEM INTERNET PIX FRAUDE GOLPE ESTORNAR PIX FIZ PIX ERRADO PIX GARANTIDO LINHA CRÉDITO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar