Socióloga Anna Peliano, uma das mentoras do Mapa da Fome, morre em Brasília

Servidora do Ipea por quase 37 anos, e uma das mentoras do Mapa da Fome, Anna também contribuiu para a elaboração do Bolsa Família e integrou o grupo original do programa

Reconhecida por sua contribuição importante para programas de combate à fome e à pobreza no País, a socióloga Anna Maria Peliano faleceu nesta quinta-feira, 19. Ela lutava contra um câncer. Anna foi servidora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) por quase 37 anos. Ela ingressou em novembro de 1976 e se aposentou em abril de 2013.

O órgão divulgou nota de pesar lamentando o falecimento da socióloga e destacou que ela foi diretora de Estudos e Políticas Sociais, ocupou cargos de coordenação e "deixa uma extensa e importante produção de pesquisas sobre políticas sociais". "A diretoria colegiada solidariza-se com familiares, amigos e demais colegas do Ipea", diz a nota.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Substituto do Bolsa Família ainda carece de clareza, dizem especialistas

Anna Peliano atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos da Fome da Universidade de Brasília (UnB) e foi uma das mentoras do Mapa da Fome, que subsidiou o trabalho do também sociólogo Herbert de Souza (Betinho) na Campanha Nacional contra a Fome em 1993, servindo de referência na área.

Ela também contribuiu para a elaboração do programa Bolsa Família e integrou o grupo de trabalho original do programa.

Anna atuou também como assessora do Ministério da Agricultura para a implantação de Programas de Alimentação Popular em 1985 e foi Secretária-Executiva da Comunidade Solidária (1995-1998).


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Anna Peliano Socióloga morre Ipea Socióloga do Ipea morre

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar