Cresce em 9% o consumo de energia no Ceará no mês de julho, segundo CCEE

Retomada da Indústria têxtil e dos setores de comércio e serviços levaram a um aumento da demanda por eletricidade no estado

O Ceará consumiu 1.739 MW (megawatt) médios em julho, segundo dados da CCEE, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. O volume representa aumento de 9% em relação a julho do ano passado e é o terceiro maior do Nordeste, atrás da Bahia, que demandou 3.352 MW médios, e de Pernambuco, que utilizou 1.907 MW médios.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No mercado livre, onde estão os chamados consumidores de alta tensão, a demanda cresceu 16%. A indústria têxtil e os setores de comércio e serviços estão entre os que mais consumiram eletricidade no Estado, reflexo da retomada econômica e do aumento da produção em função do câmbio, que tem favorecido a exportação.

A CCEE afirma que a expectativa sobre o consumo de energia é a permanência do crescimento em relação ao ano passado. "Como o segundo semestre de 2020 já apresentava uma pequena recuperação, este aumento deve ter uma intensidade um pouco menor. A CCEE, em conjunto com a EPE e ONS, estima que o consumo na região Nordeste termine 2021 com elevação de aproximadamente 4%", afirma a associação.

A Câmara acredita que o avanço da demanda do mercado regulado, que cresceu 8% no Estado, foi influenciada principalmente pela reabertura da economia na região. A CCEE fornece eletricidade para pequenas lojas, empresas de menor porte e para os consumidores residenciais.

 

"Com o avanço da vacinação e a retomada de algumas atividades, a perspectiva é que setores como comércio e serviços registrem consumos mais elevados no segundo semestre. E como a demanda por eletricidade está atrelada ao desempenho econômico local, setores que exportam, como a indústria têxtil, por exemplo, podem consumir mais energia nos próximos meses em função do câmbio e da reabertura da economia de outros países", finaliza. 

Na geração, o fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) ficou equilibrado entre os parques eólicos, que produziram 1.095 MW médios, e térmicas, que geraram 1.009 MW médios.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

consumoenergia energianoceara crescimentoceara energiaeletricaceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar