INSS amplia a partir de hoje (9) lista de atendimentos presenciais; veja quais são

Passaram a ser incluídos os serviços especializados. O agendamento deve ser feito pela Internet ou telefone, com escolha das unidades disponíveis.

As agências da Previdência Social (INSS) em Fortaleza e região metropolitana ampliam nesta segunda-feira, dia 9, o atendimento presencial, mediante agendamento, para alguns serviços especializados, como solicitação de retificação de comunicação de acidente de trabalho e contestação de nexo técnico epidemiológico. Porém, essa continua sendo a exceção. A maior parte dos serviços, como solicitação de benefício e consulta a andamento de processo, seguem sendo realizados a distância. 

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Até então, estava liberado para atendimento de forma presencial, em local, data e horário marcados, apenas quando se tratasse de serviços como perícia médica, cumprimento de exigência e avaliação social de benefício assistencial ao deficiente, etc. 


Veja a lista dos serviços ampliados para atendimento presencial, com agendamento apenas pelo telefone 135:

- Contestação de Nexo Técnico Epidemiológico

- Solicitar retificação de Comunicação de Acidente de Trabalho

- Consulta à consignação administrativa

- Órgão mantenedor do benefício inválido

- Atendimento a portadores de necessidades especiais

- Ciência do Cidadão/ inscrição no CadÚnico

- Parcelamento/ impugnação / Monitoramento Operacional de Benefícios

- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos

- Requerimento não concluído por falha operacional.

O INSS indica que para saber se a Agência mais perto de sua casa atende presencialmente, o agendamento deve ser feito pela Internet ou telefone, com escolha das unidades disponíveis. Ao solicitar o serviço, ele apenas será atendido de forma presencial, em local, data e horário marcados, quando se tratar de:

- Perícia Médica

- Cumprimento de exigência

- Avaliação social de benefício assistencial ao deficiente

- Reabilitação Profissional

- Justificação administrativa

- Justificação judicial

- Prova de vida em casos excepcionais (não resolvidos pelo banco)

- Retirar Histórico de Atendimento de chat ou Central 135

- Monitoramento Operacional de Benefícios.

A maioria dos serviços do INSS segue sendo realizada a distância, como pedidos de benefícios, consultas a andamentos de processos, impressão de extratos e contagem de tempo decontribuição, pelo aplicativoMeu INSS (meu.inss.gov.br) ou telefone 135.

Portanto, no Ceará, seguem fechadas, com atendimento apenas virtual, as Agências da Previdência Social nos municípios de Canindé, Beberibe, Forquilha, Coreaú, Ipueiras e Santana do Acaraú.

Já a distância podem ser utilizados mais de 90 serviços, conforme o órgão. Para mais informações, acesse gov.br/inss, ou baixe o aplicativo para celular “Meu INSS”, ou digite meu.inss.gov.br no computador. Há também o Atendimento Virtual de perguntas no canto inferior do Meu INSS e telefone 135.

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