Participamos do

Fechamento de fábrica da Troller é antecipado pela Ford para setembro

Fabricação de peças segue até o fim de novembro. Multinacional que administrava a marca criada no Ceará havia anunciado em janeiro manutenção de atividades até o fim do ano
20:14 | Ago. 09, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Ford confirmou nesta segunda-feira (9), que vai antecipar o encerramento da produção de veículos na fábrica da Troller, em Horizonte (CE), de dezembro para setembro.

Em janeiro, a multinacional pegou o mercado automotivo de surpresa ao anunciar o fim da produção de veículos no País, com um encerramento gradual no caso da unidade industrial cearense, inaugurada em 1997. Dez anos depois, a Ford anunciou a compra da marca Troller.   

LEIA MAIS | Fábrica da Troller é negociada com quatro interessados, diz secretário

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

+ Venda da Troller no Ceará ainda espera por decisão da Ford

Conforme comunicado interno assinado pelo presidente da Ford no Brasil, Daniel Justo, ao qual O POVO teve acesso, "como parte desse planejamento, a produção do modelo T4 será encerrada até o final de setembro e a produção de peças até o final de novembro. Para implementar esse plano vamos  trabalhar com o sindicato, nossos funcionários e nossos parceiros." A fábrica da Troller em Horizonte emprega quase 500 pessoas. No informe, o executivo afirma ainda que a empresa continuará "empenhada" na venda dos ativos.

No entanto, as negociações com potenciais compradores da Troller estão suspensas, segundo confirmou ao O POVO, o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Ceará, Maia Júnior. "Recebi às 14h30min um telefonema do gerente de operações da Ford no Brasil comunicando essa decisão. De antemão, posso dizer que a empresa está descumprindo tudo que comunicou sobre o Estado do Ceará em janeiro, de que as operações buscariam um comprador, sendo que apareceram vários interessados, fizeram propostas e chegaram a entendimentos iniciais", relatou o secretário.

LEIA TAMBÉM | Horizonte vai lutar para que marca Troller não morra

Maia Júnior acrescentou, no entanto, que havia recebido da Ford na semana passada a informação de que as negociações para venda tinham sido suspensas. "Liguei para saber o que estava havendo e me disseram que essa era uma posição corporativa da fábrica e que estavam analisando juridicamente como seria desfecho dessas negociações, mas quem vai querer comprar a fábrica se não puder ficar com marca", questionou.

"Essa antecipação da desmobilização da produção do T4 de dezembro para setembro não é o que havia sido apresentado perante o governo do Ceará. Não se trata uma coisa dessa responsabilidade assim e, infelizmente, estamos bastante decepcionados pelo comportamento de uma empresa multinacional que não tem respeito a um país do qual ela se serviu durante mais de cem anos", criticou o secretário.

Por outro lado, O POVO também apurou junto à Prefeitura de Horizonte que o município não havia sido comunicado oficialmente da antecipação do encerramento das operações da fábrica automotiva até o início da noite desta segunda.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags