PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Concurso para CGU é autorizado com 375 vagas de nível médio e superior; veja detalhes

Autorização para que concurso seja realizado foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 27 de julho

Alan Magno
12:02 | 27/07/2021
Concurso público para CGU terá 375 vagas de nível médio e superior; salários, carga horária, cronograma de seleção serão divulgados em edital a ser publicado em até 6 meses (Foto: Divulgação)
Concurso público para CGU terá 375 vagas de nível médio e superior; salários, carga horária, cronograma de seleção serão divulgados em edital a ser publicado em até 6 meses (Foto: Divulgação)

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria especial de desburocratização, gestão e governo digital, autorizou a realização de concurso público com 375 vagas para Controladoria-Geral da União (CGU). A seleção pública contará com 300 vagas para nível superior e 75 para nível médio. Autorização para que concurso seja realizado foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 27 de julho.

Salários podem passar de R$ 19 mil, sem contar benefícios, para os cargos de nível superior. As vagas de caráter técnicos possuem remuneração inicial estimada em R$ 7.741,31.  

LEIA MAIS | Banco do Brasil abre concurso com 2.240 vagas, 37 para o Ceará; saiba como fazer inscrição

A portaria que viabiliza o concurso determina ainda que será de inteira responsabilidade da CGU a edição de normas, confecção do edital, listagem de requisitos e demais etapas relacionadas a realização da seleção dos 375 novos funcionários públicos. Medida determina que a pasta deverá "editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários". 

O edital da seleção, contendo detalhamento da remuneração exata, somada de benefícios, carga horária, cronograma de seleção, bem como conteúdo previsto nas provas de seleção deverá ser público em um prazo de até seis meses, isto é, até o dia 27 de janeiro de 2022

LEIA TAMBÉM | Ceará terá novo concurso: edital de Auditor Fiscal Adjunto ficou para janeiro de 2022

Entenda a denúncia de fraude em concurso no Ceará envolvendo vereadores e empresa

De forma antecipada, a CGU afirma que todas as 300 vagas de nível superior serão destinadas para cargos de auditor federal de finanças e controle, enquanto as de nível médio serão fazem referência à atuação técnica, no cargo de técnico federal de finanças e controle. 

Autorização para o concurso condiciona os gastos a serem feitos com o processo seletivo dentro do teto limite estabelecido pela Lei Orçamentária Anual, além das restrições impostas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.