Powell: inflação está alta, mas se baixar em 6 meses, política monetária funciona

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira, 14, que "a inflação está bem acima de 2%, mas se baixar em seis meses, então veremos que o arcabouço da política monetária está funcionando." Ele fez o comentário em depoimento que ocorre agora na Câmara dos Representantes.

Jerome Powell ressaltou que "a inflação está mais alta do que visto antes, mas está dentro do arcabouço de política monetária" e o banco central americano monitora atentamente a variação mensal média de preços nos EUA. "Se virmos que a inflação continuar materialmente alta por um longo tempo, absolutamente vamos mudar nossa política."

Juros

Powell disse não acreditar que os Estados unidos não possam voltar a ter uma taxa de desemprego de 3,5%. "Levou uma longa jornada de oito anos para atingirmos este patamar."

Powell destacou, durante audiência na Câmara dos Representantes, que ainda há um grande "caminho" até o país alcançar novamente o nível de desemprego registrado em fevereiro de 2020, dado que a taxa está hoje em 5,9%. "Uma das condições para subir juros é a taxa de desemprego estar perto de pleno emprego."

Tapering

O presidente do Federal Reserve afirmou que "é difícil ser preciso sobre o que define progresso substancial adicional para mudar política monetária". Powell destacou "nova rodada de discussões sobre tapering na reunião do Fed neste mês".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA Fed Powel inflação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar